v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun)

					Visualizar v. 16 n. 39 (2020): Formação Docente, Práticas Pedagógicas e Relações Raciais e de Gênero (abr/jun)
Publicado: 2020-04-01

Páginas iniciais

Editorial

Dossiê temático

  • APRESENTAÇÃO

    Silvani dos Santos Valentim
    13-18
  • DEZ ANOS DA LEI N. 10.639/2003 E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E RELAÇÕES RACIAIS EM ARTIGOS (2003/2013): UM TEMA EM DISCUSSÃO

    Wilma de Nazaré Baía Coelho, Nicelma Josenila Costa de Brito
    19-42
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6358
  • EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: REFLEXÕES SOBRE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA NA PERSPECTIVA DE DOCENTES

    Paulo Henrique Maia Melgaço, José Eustáquio de Brito, Santuza Amorim da Silva
    43-71
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6359
  • OS DESAFIOS EPISTEMOLÓGICOS E PRÁTICOS PARA O ENFRENTAMENTO DO RACISMO NO CONTEXTO ESCOLAR

    Eugenia Portela Siqueira Marques, Wilker Solidade da Silva
    72-90
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6360
  • O GLOBAL E O LOCAL NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO EMANCIPATÓRIA PARA O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

    Kátia Evangelista Regis, Cidinalva Silva Câmara Neris, Sávio José Dias Rodrigues
    91-114
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6361
  • AFRICANIDADES E TRIBALISMO CULTURAL: EXPERIENCIAS DE PROFESSORES (AS) DA CIDADE AFRICANA DE OBUASI, GHANA

    Silvani dos Santos Valentim, Jane Moreira
    115-137
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6362
  • NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROBLEMÁTICAS À FORMAÇÃO DOCENTE

    Delton Aparecido Felipe, Samilo Takara
    138-160
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6363
  • TRAVESTILIDADES E TRANSEXUALIDADES NO CANDOMBLÉ E NA EDUCAÇÃO: UM ENSAIO A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS

    Erisvaldo Pereira Santos, Catarina Dallapicula
    161-179
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6364
  • O MOVIMENTO ESCOLA SEM (?) PARTIDO , PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

    Lucimar Rosa Dias, Clarice Martins de Souza Batista
    180-198
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6365

Artigos

  • EDUCATING FOR SOCIAL JUSTICE IN A POST-DIGITAL ERA

    Paulo Boa Sorte, Cristiane Vicentini
    199-216
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6374
  • QUANTITATIVE AND QUALITATIVE COMPONENTS AND INDICATORS OF PRODUCTIVITY IN EDUCATIONAL CENTERS

    Amir Hassan Talebian, Gholamreza Vaisi, Seifollah Fazl Ellahi
    217-237
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6375
  • OS PONTOS CONVERGENTES ENTRE OS/AS TEÓRICOS/AS DA EDUCAÇÃO DO CAMPO

    Heloisa da Silva Borges, Bianca da Silva Oliveira
    238-258
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6376
  • THE DEVELOPMENT OF LOGICAL THINKING IN JUNIOR STUDENTS THROUGH PROJECT-BASED LEARNING

    A. Zh. Ovchinnikova, B. N. Lazarev, M. V. Lazareva, I. V. Tigrova
    259-280
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6377
  • UNA INTERVENCIÓN EN MATEMÁTICA EDUCATIVA CON FOCO EN LAS PRÁCTICAS DE LOS FORMADORES A PARTIR DE TAREAS DE GENERALIZAR Y PARTICULARIZAR

    Victoria Mesa, Verónica Molfino, Cristina Ochoviet
    281-297
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6378
  • RISK MANAGEMENT AND FINANCING OF HIGHER EDUCATION INNOVATIVE DEVELOPMENT UNDER THE CIVILIZATIONAL CHANGES

    Natalia Polischuk, Yaroslav Kichuk, Oleksandra Laktionova, Oleksandr Kalinin, Maksim Maltsev
    298-317
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6379
  • THE USE OF PRACTICAL CLASSES IN SCIENCE TEACHING: CHALLENGES AND POSSIBILITIES

    Fernando Rodrigo Bertusso, Marcela Moreira Terhaag, Vilmar Malacarne
    318-336
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6380
  • PRINCIPLES OF HIGHER EDUCATION DEVELOPMENT IN WORKS OF RUSSIAN PHILOSOPHERS AND SCIENTISTS OF 20TH CENTURY

    Olga A. Volnyakova, Oleg G. Arapov, Elmira A. Arapova, Denis V. Solodukhin
    337-355
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6381
  • STUDY ABOUT THE APPRECIATION OF TEACHING FROM THE CONTINUOUS TRAINING OF TEACHERS WHO WORK IN ELEMENTARY EDUCATION IN THE PUBLIC AND PRIVATE NETWORK OF SERGIPE

    Luiz Anselmo Menezes Santos, Sirleia Pereira Silva Gomes, Jorge Luis Santana Luduvice
    356-378
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6382
  • A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO OESTE DO PARÁ: O ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES DO PPGE-UFOPA

    Nirlanda Figueiredo da Silva, Maria Lília Imbiriba Sousa Colares
    379-394
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6386
  • CRENÇAS DE PROFESSORES SOBRE AS HABILIDADES NO CONTEXTO ESCOLAR E A TEORIA HISTÓRICO CULTURAL

    Isauro Beltrán Núñez, Magda Maria Pinheiro de Melo
    395-420
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.5129
  • IDENTIDAD Y ESPIRITUALIDAD MAYA EN LA ESCUELA DE AGRICULTURA ECOLÓGICA U YITS KA´AN EN MANÍ, YUCATÁN, MÉXICO

    Rosa López Valentín, Peter Michael Rosset, Carla Beatriz Zamora Lomelí, Omar Felipe Giraldo Palacio, María Virginia González Santiago
    450-472
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6295
  • POLÍTICAS DE PRIVATIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A ATUAÇÃO DE GRUPOS EDUCACIONAIS PRIVADOS

    Thais Godoi Souza, Jani Alves da Silva Moreira
    421-449
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.4779
  • NUNCA NOS SONHARAM: POLÍTICAS E POÉTICAS DA RESISTÊNCIA

    Debora Breder, Letícia Hermont Loures Valle, Maria Paula Eppinghaus de Figueiredo
    473-495
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.5217
  • A MEDIAÇÃO DOS PROCESSOS LÓGICO-MATEMÁTICOS EM CRIANÇAS DE IDADE PRÉ-ESCOLAR. Um estudo de caso

    MARIA MARGARITA VILLEGAS, Fredy Enrique GONZÁLEZ, Dr.
    473-496
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.5325
  • A COMUNIDADE QUILOMBOLA DE QUEIMADAS: A LUTA PELO RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA MEMÓRIA/HISTÓRIA

    Hayla Fernanda Moura Lima, Dinalva de Jesus Santana Macêdo
    520-542
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6407
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INCLUSIVA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DO CAMPUS APODI DO IFRN

    Jordana Tavares de Lira, Adriane Cenci
    543-564
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6408