Notícias

A submissão de manuscritos é realizada somente via portal. Em caso de dúvida, entrar em contato pelo correio eletrônio: praxisedu@uesb.edu.br

A Revista Práxis Educacional recebe manuscritos em fluxo contínuo em qualquer data.

  • Notícias breves (dez 2023)

    2023-12-23
    A Revista Práxis Educacional publicou seus últimos artigos para o ano 2023, concluindo assim o ciclo do volume 19. Com isso, encerramos as atividades de editoria deste ano, porém seguiremos trabalhando para darmos seguimento ao fluxo editorial da revista.
     
    Muitos autores aguardam ainda a devolutiva de suas submissões; estamos trabalhando para que o retorno possa ser célere, dentro das possibilidades editoriais. 
     
    Reiteramos que aquelas submissões que atendem plenamente ao contido nas normas editoriais (tutorial de submissão; formatação acorde ao template disponibilizado e a normalização vigente) encontram maior agilidade em sua tramitação,  tendo em vista o cumprimento às condições de qualidade técnico-editoriais da revista. Aquelas que, por alguma razão, não estão acordes às normas, seguem o fluxo de produção (após a verificação, retorno aos autores para os ajustes), obedecendo inclusive  a ordem (anterioridade) em que forma inseridas no sistema, até que estejam devidamente aptas à avaliação às cegas!
     
    2024 está logo aí e já serão 20 anos da Práxis Educacional; estamos nos esforçando e aprendendo cotidianamente, no intuito de realizarmos o processo editorial da Práxis Educacional de forma a assegurar uma comunicação gratuita e de qualidade; não apenas científica, mas técnica e responsável para com os autores, leitores e avaliadores do periódico.
     
    Desejamos a todas e todos, um feliz 2024.
     
    Artigos
    As rotinas de pensamento na formação de professores de artes visuais
    https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12499
     
    Estudo de experivivências: um outro jeito de fazer pesquisa
    https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13004
     
    Democratização da gestão escolar: pilar essencial para o desenvolvimento da qualidade da educação pública
    https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/14021
     
    O sintoma da exclusão digital na pandemia de covid-19: um diagnóstico na educação do campo sergipana
    https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13582
     
    Game studies e as abordagens baseadas em jogos no contexto educacional
    https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11773
     
    Cinema/filme no contexto educacional para problematizar questões relacionadas ao estigma do corpo gordo
    https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12220
     
    Ensaio
    Intervenção docente: por um ensino contextualizado e reflexivo
    https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/14121
     
    Saiba mais sobre Notícias breves (dez 2023)
  • Novo funcionalidade no portal

    2023-08-17
    Estimado/a autor/a
     
    Estamos implementando uma nova funcionalidade ao portal da Revista Práxis Educacional, no sentido de permitir uma alternativa à comunicação realizada entre os editores e os diversos usuários do portal (autores, revisores, colaboradores etc.)
     
    Trata-se de uma ferramenta de comunicação (tipo chat: tawk.to) em que poderão ser enviadas mensagens sobre questões relacionadas à submissão e tramitação do manuscrito, mensagens sobre avaliação, entre outras.
     
    Por não se tratar de uma ferramenta nativa do PKP/OJS é possível que nesse processo de implementação seja verificada alguma instabilidade ou ainda o não pleno desempenho da funcionalidade, por isso, desde logo, pedimos desculpas antecipadas caso se verifique tal instabilidade.
     
    Além disso, ressaltamos que não se trata de um chat em tempo real, é dizer, as mensagens nem sempre poderão ser respondidas de imediato, tendo em vista que, de momento, não dispomos na equipe editorial de algum membro responsável por essa atribuição, porém, asseguramos que todas as mensagens serão respondidas na maior celeridade que nos for possível, por isso pedimos também um pouco de paciência caso a resposta tarde mais do que o esperado.
     
    Esperamos que todos possamos desfrutar de mais essa funcionalidade, ao tempo em que reiteramos nosso empenho em implementar práticas editoriais mais eficientes e que permitam uma maior aproximação com os usuários da revista.
     
    Seguimos abertos em fluxo contínuo, tanto para recepção de manuscritos quanto para a publicação dos artigos aprovados.
     
    Boas leituras,
     
    Os editores.
    Saiba mais sobre Novo funcionalidade no portal
  • Notícias breves (ago 2023)

    2023-08-01

    Novas publicações

    Já se encontram disponíveis, para acesso e leituras, as novas publicações do vol. 19, n. 50 (2023)  da Revista Práxis Educacional:

    ARTIGOS

    Sexualidade, biopoder e governo: acionamentos no projeto político pedagógico de um curso de medicina

     

    Trajetórias da institucionalização das políticas de assistência: identificando a governamentalidade neoliberal como um discurso

    ENSAIO

    A educação da atenção em Tim Ingold: um compromisso ontológico com a vida

    Há também centenas de outros artigos, de aceso aberto (e gratuito), na Revista Práxis Educacional.

    Boas leituras!

    Template Atualizado

    A Revista Práxis Educacional acaba de atualizar o template da revista, contendo as novas indicações da norma NBR 10520:2023 da ABNT. Recomendamos que os submissores se atentem ao novo formato de citações estabelecido na norma.

     

     

    Saiba mais sobre Notícias breves (ago 2023)
  • Você sabe o que são metadados da submissão?

    2022-10-18

    Metadados correspondem a importantes informações acrescidas aos dados iniciais (no caso de submissão de manuscrito) que possibilitam seu melhor registro e organização (em processos informáticos, permitem uma linguagem computacional inteligível e interoperável).

    Quando da análise inicial da submissão de um manuscrito, a qualidade dos metadados inseridos no sistema pode determinar, à equipe editorial, pela continuidade ou não da tramitação.

    Assim, preencher os metadados acordes às normas editoriais possibilita uma melhor avaliação preliminar da submissão, permitindo à equipe editorial maior agilidade na validação das informações, obrigatórias e devidas, propiciando o aprimoramento na interoperabilidade de dados entre os diversos sistemas que envolvem a editoração científica (OJS / Crossef / DOI / Lattes etc.).

    Ficou curiosa(o)? Animamos a todas e todos submissores da Revista Práxis Educacional a conhecerem nosso tutorial de submissão, tanto  na versão texto (arquivo em pdf) como na versão html.

    Verifique também o  cheklist antes de iniciar o processo de submissão, assegurando o pleno atendimento às normas editoriais.

    Boas submissões!

    Saiba mais sobre Você sabe o que são metadados da submissão?
  • Regularização do acesso ao portal da Revista Práxis Educacional

    2022-02-12

    Prezadas e prezados autoras e autores.

    Após os devidos ajustes em nosso fluxo editorial, de modo a atender a marcação xml-jats para compormos a Coleção Educ@, estamos com a submissão de manuscritos regularizada e acessível a todas e todos que pretendem publicar suas produções na Revista Práxis Educacional.
     
    Reiteramos a necessidade de verificação nas normas  (veja-se em https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/about/submissions) antes da realização da submissão do manuscrito. Pensando nas especificidades que envolvem cada uma das etapas de submissão, realizamos um tutorial de submissão (veja-se em https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/templates), bem como um tutorial de formatação do template (veja-se em https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/templates).
     
    Orientamos que, havendo dúvidas no processo de submissão, seja mantido  contato via correio eletrônico para serem sanadas as dúvidas e assim se evitar a rejeição da submissão no sistema em razão de inconsistências durante a inclusão dos arquivos e /ou o preenchimento de metadados.
     
    Saudações Editoriais
    Saiba mais sobre Regularização do acesso ao portal da Revista Práxis Educacional
  • Atualizações da Revista Práxis Educacional

    2021-12-15

    A Revista Práxis Educacional encontra-se em constante processo de aperfeiçoamento editorial, com vistas a sua excelência científica.

    Recentemente a revista foi incorporada à Coleção Educ@, da Fundação Carlos Chagas, o que representa uma importante conquista, repleta de novos desafios que em sua política editorial e,  consequentemente, entre outras ações, a atualização das normas de submissão de modo a atender as exigências editoriais contemporâneas e, com isso, garantir maior alcance e visibilidade dos artigos aprovados para publicação.

    Assim, a partir de 2022, a periodicidade de publicação passará a ser em fluxo contínuo, com lotes de artigos disponibilizados a cada mês.  Desta forma, estamos atualizando o  template para atender as novas exigências editoriais,  como por exemplo a marcação xml-jats - metodologia adotada pela Educ@.

    Na oportunidade esclarecemos que as submissões, a partir desta data, deverão estar rigorosamente acordes às normas atualizadas e ao novo template.

    Com votos de felizes festas, 

    Os Editores.

    Saiba mais sobre Atualizações da Revista Práxis Educacional
  • Estamos em manutenção interna.

    2021-10-26

    Prezada(o) usuária(o) da Revista Práxis Educacional
    Devido aos ajustes necessários para a implementação de novas ações editoriais a partir de 2022, estamos em manutenção interna e logo algumas ações poderão apresentar intercorrências durante o manuseio do portal.
    Lamentamos quaisquer inconvenientes e esperamos que, o quanto antes, o sistema esteja estável.
    Saudações editoriais.

    Saiba mais sobre Estamos em manutenção interna.
  • Notícias sobre a Práxis Educacional

    2021-08-11

    Estimadas(os) autoras(es) /leitoras(res)

    Nós da Revista Práxis Educacional, estamos muito felizes pois nosso periódico foi aceito para ingressar na Coleção Educ@ (Fundação Carlos Chagas), com isso avançamos ainda mais quanto à adoção de critérios editorias que permitem que a revista coadune a preceitos nacionais e internacionais de qualidade técnico-científica e figure em bases de dados e indexadores de prestígio nacional e internacional.

    Esses avanços somente são possíveis graças também à valorosa colaboração de nossas (os) autoras(res) que submetem manuscritos com alta qualidade científica, propiciando, assim, uma maior abrangência entre nossos (e novos) leitores, permitindo um fluxo contínuo de comunicação científica.

    Ainda há muitos desafios que necessitam um trabalho incessante com vistas a excelência, dadas as permanentes questões relativas à editoração científica.

    Neste sentido, estamos publicando também um tutorial para permitir aos usuários do sistema que realizem o processo de submissão de manuscrito no portal da revista, de modo a atender as exigências necessárias ao cumprimento da etapa inicial e, por conseguinte, da avaliação em desk review.   

    Por fim, gostaríamos de informar ainda que, dados os ajustes técnicos necessários à configuração do perfil da revista no Google Scholar, nos fora indicado pela coordenação do Portal de Periódicos da instituição que procedêssemos com uma alteração, a fim de que houvesse concomitância com o metadado (nome do periódico) contido no cadastro do ISSN.

    Desta forma realizamos a substituição do nome no perfil da revista no Google Scholar de Revista Práxis Educacional para Práxis Educacional, bem como a alteração em todas as entradas dos mais de 900 artigos cadastrados.

    Assim, recomendados a todas e todos os autores que tenham seus perfis nesse serviço que também procedam com a alteração do nome da revista na respectiva entrada do texto publicado na Práxis Educacional. Para tanto, deverá ser selecionado o artigo, depois a opção editar e por fim alterar o nome na linha publicações (em que deverá constar apenas Práxis Educacional), finalizando o processo confirmando no comando azul (canto superior direito). Havendo alguma intercorrência, favor nos contactar.

    Mais uma vez agradecemos a confiança e a credibilidade dada à Práxis Educacional ao depositarem seus produtos científicos.

    Nos sigam no Twitter @PraxisUesb.

    Equipe Editorial

    Saiba mais sobre Notícias sobre a Práxis Educacional