O DIRETOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA: COMPROMISSO SOCIAL E POLÍTICO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5630

Palavras-chave:

Diretor escolar, Formação de professores, Gestão democrática

Resumo

Este estudo é um recorte da pesquisa realizada durante o mestrado profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental na UNIMES – Santos/SP no período de 2016 a 2018 e tem como objetivo apresentar as representações dos professores do Ensino Fundamental acerca do papel do diretor escolar na formação continuada em serviço. O estudo tem como referenciais teóricos principais as abordagens de Freire (2001, 2013, 2016), Gatti (2008, 2010, 2014), Lück (2012), Paro (2001, 2004, 2010), Veiga (2013), Vieira (2007, 2008, 2011). Utilizou-se a metodologia qualitativa com encaminhamento para estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas e questionários. A escola pesquisada pertence à rede privada de ensino e localiza-se na cidade de Santos/SP. Como resultado, os dados coletados indicaram que os professores apontam o diretor escolar com um papel fundamental na formação dos docentes, principalmente pedagógico. Compete a ele, além da função administrativa, acompanhar a prática docente em parceria com o coordenador pedagógico; acompanhar os desafios diários da comunidade escolar e o aprendizado. Destaca-se, ainda, o excesso de burocracia que envolve o dia a dia desse profissional e sua ausência nos momentos de formação em função das demandas da administração central.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ivana Corrêa de Souza Faour, Universidade Metropolitana de Santos - Brasil

Mestre em Educação, UNIMES; Universidade Metropolitana de Santos – Brasil; Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental; Grupo de Pesquisa: Políticas Públicas em Educação.

Mariangela Camba, Universidade Metropolitana de Santos - Brasil

Doutora em Educação, UNICAMP; Universidade Metropolitana de Santos - Brasil; Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental; Grupo de Pesquisa - Lider: PEGEA- Políticas Educacionais: Gestão e Avaliação e Grupo de Pesquisa: Políticas Públicas em Educação; Bolsista CAPES - Programa de Residência Pedagógica- PRP (Coordenador Institucional).

Downloads

Publicado

2019-09-17

Como Citar

DE SOUZA FAOUR, I. C.; CAMBA, M. O DIRETOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA: COMPROMISSO SOCIAL E POLÍTICO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 34, p. 284-301, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i34.5630. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5630. Acesso em: 23 abr. 2024.