A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM REVISTAS CIENTÍFICAS DO FEPAE-NNE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6902

Resumo

Este artigo teve por objetivo a realização de uma revisão sistematizada da literatura em periódicos integrantes do Fórum de Editores de Periódicos da Área de Educação - FEPAE/ANPED/Norte/Nordeste no período de 2005 a 2018. O processo metodológico que compôs os diferentes resultados encontrados, a partir dos textos mais citados dessas revistas, foi pautado na revisão sistematizada que é uma modalidade de pesquisa, que segue protocolos específicos e busca dar logicidade a um grande corpus documental. Após aplicar os critérios de exclusão/inclusão verificou-se que os estudos com maior notoriedade se concentram nas áreas de formação e competência docente e políticas públicas educacionais. Foi possível perceber ainda o quanto as pesquisas em educação têm se debruçado no sentido de compreender de que maneira as questões contemporâneas, influenciam e são influenciadas pelas práticas pedagógicas. Por fim, asseguramos que tais pesquisas ratificam o nordeste e o norte do Brasil enquanto territórios produtores e difusores do conhecimento em educação.

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Biografia do Autor

Pedro Paulo Souza Rios, Universidade do Estado da Bahia – Brasil

Doutorado em Educação, Universidade Federal de Sergipe – UFS; Professor na Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII – Brasil; Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação, Gênero e Sexualidades do Sertão – GENESES-Sertão. 


André Ricardo Lucas Vieira, Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Brasil

Doutorando em Educação, Universidade Federal de Sergipe – UFS, Professor Instituto Federal do Sertão Pernambucano – Brasil

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Mestrando em Educação, Universidade Federal de Sergipe – UFS; Núcleo de Pesquisa em Comunicação e Tecnologia – NUCA/UFS; Bolsista CAPES. E-mail: 

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Publicado

2020-07-01

Como Citar

RIOS, P. P. S.; VIEIRA, A. R. L.; SANTOS, W. L. A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM REVISTAS CIENTÍFICAS DO FEPAE-NNE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 334-357, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6902. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6902. Acesso em: 18 abr. 2024.

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