v. 15 n. 34 (2019): Edição Especial

					Visualizar v. 15 n. 34 (2019): Edição Especial
Publicado: 2019-08-26

Páginas iniciais

Editorial

Artigos

  • FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: AVANÇOS E DILEMAS NA VISÃO DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS

    Jane Cordeiro de Oliveira
    13-31
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5459
  • O ENSINO MÉDIO NO BRASIL: AUSÊNCIAS SILENCIADAS

    Gilvan Luiz Machado Costa
    32-52
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5460
  • COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA BNCC: IMPLICAÇÕES CURRICULARES

    Daiane Kipper, Cláudio José de Oliveira, Lívia Bittencourt Gomes
    53-74
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5461
  • GESTÃO UNIVERSITÁRIA: LIMITES E PERSPECTIVAS NO COLEGIADO DE CURSO DE GRADUAÇÃO

    Tania da Costa Fernandes, Emanuelly Cristhiny Santana
    75-92
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5462
  • SER PROFESSOR DE EDUCAÇÃO INFANTIL: A CONCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

    Marta Regina Brostolin
    93-105
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5463
  • UTILIZAÇÃO DE ARTEFATOS GOOGLE FOR EDUCATION EM ESTRATÉGIAS PENSADAS PARA METODOLOGIAS ATIVAS

    Louise de Quadros da Silva, Paulo Fossatti, Hildegard Susana Jung
    106-126
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5468
  • EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PARAÍBA À LUZ DO RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO ESTADUAL DA VERDADE (1964-1985)

    Maria Elizete Guimarães Carvalho, Rogério de Araújo Lima
    127-147
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5473
  • EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENSÕES ENTRE A ENFERMAGEM E A EDUCAÇÃO SEXUAL

    Márcio de Oliveira, Suelen Soares Barcelo de Miranda, Eliane Rose Maio
    148-172
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5476
  • O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NOS PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO

    Crislene Gois Santos, Renato Izidoro da Silva
    173-194
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5479
  • A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: (RE)INDAGAÇÕES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

    Ester Maria de Figueiredo Souza, Lúcia Gracia Ferreira
    195-210
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5505
  • A INTERDISCIPLINARIDADE INTRÍNSECA NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PIBID

    Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, Andreia Maria Cavaminami Lugle, Sandra Regina Ferreira de Oliveira
    211-231
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5506
  • ORIENTAR-SE NOS HORIZONTES EPISTEMOLÓGICOS DA EXPERIÊNCIA: PROBLEMATIZAÇÃO E ETOPOIESE EM MICHEL FABRE

    Ibrahim Camilo Ede Campos, Walter Matias Lima
    232-245
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5507
  • IOGA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

    Fernanda Pastori Franzé, Fernanda Rossi
    246/266
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5508
  • COTAS E DESEMPENHO ACADÊMICO: UMA ANÁLISE QUANTITATIVA SOBRE O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFBA

    Gabriel Swahili Sales de Almeida, Caio Vinícius dos Santos Silva
    267-283
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5619
  • O DIRETOR ESCOLAR E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA ESCOLA: COMPROMISSO SOCIAL E POLÍTICO

    Ivana Corrêa de Souza Faour, Mariangela Camba
    284-301
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5630
  • CENAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: AS ESTAGIÁRIAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

    Camila Olga Vieira Bohrer, Elizete Petter, Patrícia Gräff
    302-322
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5621
  • UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA EM JABOATÃO DOS GUARARAPES E AS POSSÍVEIS MUDANÇAS DECORRENTES DO NOVO MAIS EDUCAÇÃO

    Cibele Maria Lima Rodrigues, Edinoan Padre da Silva, Maurício Antunes Tavares
    323-347
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5622
  • A GESTÃO ADMINISTRATIVA DO PÓLO TIMBÓ GRANDE (IFSC) NA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS DO PROGRAMA MEDIOTEC

    Ozeias Carlim do Prado, Fabiana Calçada de Lamare Leite
    348-367
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5623
  • PRESSUPOSTOS HISTÓRICOS E POLÍTICOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Raquel Alessandra de Deus Silva, Jani Alves da Silva Moreira
    368-389
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5624
  • CURSOS DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CRECHE

    Lilian de Assis Monteiro Lizardo, Maria de Fátima Ramos de Andrade
    390-415
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5625
  • CONCEPÇÃO DE TRABALHO EM MARX: A QUESTÃO DA LUTA DE CLASSES

    Selson Garutti, Rafael Pires Machado
    416-432
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5626
  • A TECNOLOGIA ALIADA A EDUCAÇÃO: UM BREVE HISTÓRICO

    Higor Edmundo Silva de Campos, Márcia Finimundi Nóbile
    433-449
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5627
  • DESIGN E APRENDIZAGEM A PARTIR DA EXPERIÊNCIA: OFICINA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO COM MATERIAIS NATURAIS

    Julia Teles da Silva, Jackeline Lima Farbiarz
    450-466
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5628
  • FRAGMENTOS DE MEMÓRIAS ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS NA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Luana Zanotto, Aline Sommerhalder, Andressa de Oliveira Martins
    467-487
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5629
  • AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: ANÁLISE DA AVALIAÇÃO DE SISTEMA E A NECESSIDADE DE LEGITIMIDADE POLÍTICA

    Claudia Pereira de Pádua Sabia
    488-502
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5635
  • O ENSINO DE INGLÊS NAS ESCOLAS PÚBLICAS: DA EXPANSÃO À OBRIGATORIEDADE

    Daniela Patti do Amaral, Aline Miranda Fonseca
    503-525
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5636
  • PESQUISA QUANTITATIVA E EDUCAÇÃO: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

    Graciela da Silva Oliveira, Ana Paula Zampieri Silva de Pietri, Nelio Bizzo
    526-541
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5637
  • DEVELOPMENT OF SERVICE INDUSTRIES AS A FACTOR OF LABOUR MARKET STABILIZATION IN THE SUBJECTS OF THE RUSSIAN FEDERATION

    Arsen A. Tatuev, Alim B. Nagoev, Irina A. Kardanova, Elmira G. Shurdumova, Marhat U. Yakh'yaeva
    542-555
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5794
  • DETERMINATION OF STUDENTS' VIEWS ON THE DEVELOPMENT OF TEACHING MATERIAL FROM WASTES

    Emrah Soykan, Erinç Erçağ
    556-570
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5795
  • FUTURE SPECIALISTS’ SOCIALIZATION IN THE CONTEXT OF COMPETENCE APPROACH

    M. G. Sergeeva, V. S. Shilova, A. N. Evdokimova, N. V. Arseneva, V. V. Degtyareva, A. V. Zuykov
    571-583
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5796
  • MONGOLIAN STUDIES IN RUSSIA OF THE SECOND HALF OF XIX AND THE BEGINNING OF XX CENTURIES: PEOPLE AND DESTINIES OF SCIENTIFIC HERITAGE

    O. N. Polyanskaya
    584-596
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5797
  • SOCIAL PROBLEMS IN GLOBAL MIGRATION: THE CASE OF TRNC

    Sinem Kasimoğlu
    597-607
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5798
  • INDEPENDENT AUDITING OF PUBLIC EXPENDITURE AS A TOOL TO IMPROVE THE STATE FINANCIAL CONTROL

    Vera Batova, Andrey Volkov, Lyudmila Krugliak, Yuliya Safronova
    608-623
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5799
  • SETTING UP A DIGITAL LEARNING ENVIRONMENT IN A PEDAGOGICAL UNIVERSITY

    Vladimir N. Ivanov, Ekaterina A. Ilyina, Alexander A. Kirillov, Galina A. Alexandrova, Nikolay I. Stepanov, Sergei B. Ivanov
    624-647
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5800
  • THE MODELING OF AESTHETIC EMOTIONS BY JUNIOR PUPILS IN MUSIC CLASS

    S A Vorobyeva
    648-659
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5801
  • LABOR PRODUCTIVITY AS A PRODUCTION EFFICIENCY FACTOR

    A. V. Kolesnikov, E. Yu. Kamchatova, I. V. Boyarinova, L. A. Reshetnyak, O. I. Zolotareva, S. N. Zolotarev, I. A. Demesheva
    660-672
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5802
  • SPECIFIC FEATURES OF LIFE ORIENTATIONS AMONG STUDENTS AND THEIR INTERRELATION WITH PROFESSIONAL FORMATION

    Galina S. Goloshumova, Olga V. Gribkova, Alexey V. Kidinov, Muliat M. Tkhugo, Oxana E. Chernova, Natalia N. Telysheva, Emilia R. Agadzhanova
    673-682
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5804
  • DEVIANT BEHAVIOR FORMATION FACTORS AMONG STUDENTS: AGGRESSIVE BEHAVIOR AND INTERNET RISKS

    Valentina B. Salakhova, Irina E. Sokolovskaya, Irina V. Ulyanova, Olga V. Karina, Aleksandra I. Terekhova
    683-694
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5805
  • "ENERGY APPROACH" FOR CALCULATING THE ECONOMIC VALUE OF BIORESOURCES OF THE HUNTING FARM "SVIYAZHSKOE"

    Renat I. Zamaletdinov, Yuri I. Pavlov, Guzel R. Gazilova, Regina I. Mikhailova, Irshat S. Shigapov
    695-704
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5806
  • The POTENTIAL IMPLEMENTATION OF A FREE TRADE AREA ON A TWO- SIDED AND MANY-SIDED

    E. S. Sokolova, V. V. Perskaya, A. A. Tkachenko; P. V. Alekseev; M. A. Rylskaya
    705-731
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5807