PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

DIÁLOGO COM O CAMPO DE PESQUISA.

Autores

  • Maria da Glória Carvalho Moura
  • Belisa Maria da Silva Melo

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4101

Resumo

Com o objetivo de analisar estratégias de prevenção ao uso de drogas na escola de jovens e adultos estudantes, com vistas à prática pedagógica inserida no centro do processo educativo, bem como as implicações e os desafios resultantes destas ações na qualidade da educação para prevenção, foi realizado esse levantamento de produção científica referente neste domínio. A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática a partir dos descritores “prevenção ao uso de drogas” e “prevenção ao abuso de drogas” e com o cruzamento destes com “formação de professores” e “prática pedagógica”, possibilitando maior abrangência na pesquisa, na qual pudéssemos encontrar o maior número estudos que, foram filtrados de acordo com os critérios escolhidos, dentre eles, adequação à temática. A base de dados utilizada foi o Banco de Dissertações e Teses da Capes, no período de fevereiro de 2017. Os resultados deste estudo apontaram: deficiência de desenvolvimento de pesquisas em relação às ações de prevenção ao uso de drogas na escola, com jovens e adultos estudantes, principalmente voltadas para práticas pedagógicas inovadoras; apontaram que as abordagens de prevenção direcionadas para ações curativas e proibicionistas não vem surtindo efeito desejado no enfrentamento às drogas, bem como para a necessidade da busca das reais demandas dos sujeitos da escola frente a problemática e modificações nas condições de ensino e aprendizagem que privilegiem ações pedagógicas que proporcionem um leque maior de oportunidades para o crescimento intelectual e profissional dos sujeitos envolvidos.

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Publicado

2018-08-06

Como Citar

MOURA, M. da G. C.; MELO, B. M. da S. PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:: DIÁLOGO COM O CAMPO DE PESQUISA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 29, p. 106-125, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i29.4101. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4101. Acesso em: 19 abr. 2024.