CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL

Autores

  • Lúcia Gracia Ferreira Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Rosa Maria Moraes Anunciato Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4369

Palavras-chave:

Cartas; Início da carreira docente; Formação.

Resumo

Este trabalho é oriundo de uma pesquisa de doutoramento que investigou professores rurais em início de carreira e foi realizada a partir da abordagem (auto) biográfica e do método das histórias de vida. O objetivo é analisar aspectos formativos da vida pessoal e profissional revelados em cartas trocadas com os colaboradores da pesquisa por meio de correio convencional, correio eletrônico e através de portadores. As cartas foram trocadas desde o mês de abril de 2011 até o ano de 2012 com dois colaboradores dos municípios de Macarani e Maiquinique, na Bahia. As cartas se constituíram um importante instrumento de produção dos dados e revelaram aspectos inerentes ao contexto rural, tais como: a rotina, a lida na roça, a forma como esses sujeitos aprendem e ensinam, o modo de se relacionar e de socializar seus conhecimentos. O participante narra que já realizou vários trabalhos: atendente de bar, consertou de bicicletas, cortou cabelos, foi entregador de queijos, antes de se dividir entre as atuais funções de mecânico e professor. A participante fala de sua família, das suas dificuldades e descreve uma caminhada longa para a escola, acompanhada apenas do seu cachorro, que referencia como o seu companheiro. Ambos oferecem um panorama da educação rural no sudoeste da Bahia que “grita” por atenção dos responsáveis pela execução das políticas públicas.

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Publicado

2018-10-19

Como Citar

GRACIA FERREIRA, L.; MARIA MORAES ANUNCIATO, R. CARTAS QUE REVELAM A VIDA: HISTÓRIAS DE PROFESSORES INICIANTES DA ZONA RURAL. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 30, p. 229-246, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i30.4369. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4369. Acesso em: 17 abr. 2024.