A FORMAÇÃO CONTINUADA E OS ESPAÇOS-TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSAIOS E EXPERIMENTAÇÕES

Autores

  • Renata Sieiro Fernandes Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Brasil
  • Andrea Desidério da Silva Universidade Estadual de Campinas – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5057

Palavras-chave:

Educação Infantil, Espaço-tempo, Formação continuada.

Resumo

Na Educação Infantil o tema do espaço-tempo é uma problemática de enfrentamento, pois a partir dela se estruturam e organizam as práticas educativas infantis. Este artigo apresenta e analisa o curso de formação nesta temática, para professores, agentes, monitores e especialistas da Educação Infantil da Rede pública de Campinas-SP. Metodologicamente, o curso se estruturou sob a forma de discussão de conceitos, bases teóricas, vídeos, textos para leitura e exercícios corporais em grupo. Os princípios norteadores foram o autoconhecimento e a experiência por meio de reflexões e de exercícios corporais. O referencial teórico baseia-se em conceitos derivados da Filosofia/Psicanálise, Sociologia e Pedagogia, a partir de Larrosa, Norbert Elias, Maturana, Freinet entre outros. Considera-se que, para uma ação docente refletida e adequada, é preciso tomar referências teóricas e práticas de outros lugares e fazer novas perguntas para deslocar-se e re-conhecer-se, assumindo a formação continuada por meio de ensaios e experimentações e não por indicações prescritivas que direcionam o fazer educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Sieiro Fernandes, Centro Universitário Salesiano de São Paulo – Brasil

Doutora e pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do programa de Mestrado em Educação do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), unidade Americana – SP. Membro do Grupo de Pesquisa CAIPE - Conhecimento e Análise das Intervenções na Práxis Educativa Sociocomunitária do UNISAL e do grupo Educação, Linguagem e Práticas Culturais - PHALA/UNICAMP.

Andrea Desidério da Silva, Universidade Estadual de Campinas – Brasil

Doutoranda em Educação Física, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - SP. Professora da Escola do Sítio, Campinas-SP. Membro do Grupo de Pesquisa em Ginástica, do Grupo de Estudos e Pesquisas Pedagógicas em Ginástica e do Grupo de Pesquisa em Ginástica do LAPEGI/FCA/UNICAMP.

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

SIEIRO FERNANDES, R.; DESIDÉRIO DA SILVA, A. A FORMAÇÃO CONTINUADA E OS ESPAÇOS-TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSAIOS E EXPERIMENTAÇÕES. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 316-336, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5057. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5057. Acesso em: 16 abr. 2024.