CRIANÇAS NAS PALMAS DAS MÃOS: APONTAMENTOS PARA UMA ANÁLISE DA INFÂNCIA E DA ESCOLA EM UM MANUAL PSIQUIÁTRICO

Autores

  • Julia Mayra Duarte Alves Universidade Federal de Sergipe – Brasil
  • Lívia de Rezende Cardoso Universidade Federal de Sergipe – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5062

Palavras-chave:

Infância, Escola, DSM-5.

Resumo

Neste artigo analisamos a partir de uma perspectiva foucaultiana, a política de verdade e efeitos produzidos por categorias diagnósticas presentes na quinta versão do Manual de diagnóstico e estatística dos transtornos mentais (DSM-5) a exemplo do Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) na infância e na escola contemporânea. Buscamos identificar continuidades e descontinuidades presentes neste manual, seu lugar no interior das práticas discursivas, as estratégias através das quais seus ditos adquirem efeitos hegemônicos de verdades nas escolas. Desenvolvemos o argumento de que o DSM-5 é um artefato cultural produzido ao longo dos anos a partir de um conjunto de verdades advindas dos discursos médicos, biológicos, psicológicos e pedagógicos que classifica e descreve comportamentos, prescreve práticas direcionadas a infância e a escola. Observamos que no manual a infância não é pensada como um presente, mas sim como um momento que sinaliza os riscos sobre o futuro e que por isso vem se transformando em uma fase de identificação precoce, tratamento antecipado e até mesmo de prevenção de futuros transtornos mentais. Notamos que no campo da psiquiatria biológica representada pela DSM-5, as fronteiras entre a infância e a idade adulta estão cada vez mais borradas. As análises sinalizam, também, que estamos diante de um movimento de anulação e descrença em práticas pedagógicas não subordinadas aos conhecimentos da vertente biológica na psiquiatria, marcado pela adesão de diagnósticos medicalizantes pelas profissionais da educação.

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Biografia do Autor

Julia Mayra Duarte Alves, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFA).

Lívia de Rezende Cardoso, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Doutora em educação (FaE/UFMG) e professora do Departamento de Educação (DEDI) e do Programa Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículos e Culturas (GECC/UFMG) e Grupo de Pesquisa em Educação Científica (GEPEC).

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Publicado

2019-05-10

Como Citar

DUARTE ALVES, J. M.; CARDOSO, L. de R. CRIANÇAS NAS PALMAS DAS MÃOS: APONTAMENTOS PARA UMA ANÁLISE DA INFÂNCIA E DA ESCOLA EM UM MANUAL PSIQUIÁTRICO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 419-440, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5062. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5062. Acesso em: 18 abr. 2024.