TRABALHO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTADO DA QUESTÃO

Autores

  • Maria Márcia Melo de Castro Martins Universidade Estadual do Ceará - Brasil
  • Maria Marina Dias Cavalcante Universidade Estadual do Ceará - Brasil
  • Elisangela André da Silva Costa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5063

Palavras-chave:

Licenciatura em ciências biológicas, Ontologia do ser social, Trabalho docente.

Resumo

O estudo, do tipo Estado da Questão (EQ), objetivou identificar pesquisas que discutam o trabalho docente na Licenciatura em Ciências Biológicas, na perspectiva da Ontologia do Ser Social, ou ontologia marxiano-lukacsiana. Compõe um momento investigativo da pesquisa de doutoramento em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE – UECE), intitulada “Trabalho Docente na Licenciatura em Ciências Biológicas: uma análise na perspectiva da ontologia marxiano-lukacsiana”. Foram analisadas produções localizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no Portal.Periódicos.CAPES (Base Scielo), nos Anais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e no Banco de Teses e Dissertações do PPGE - UECE. O EQ revelou que o trabalho docente tem se constituído como objeto de investigação sob diversos enfoques e compreendido a partir de variados percursos metodológicos. Contudo, não foram encontradas investigações que o abordassem como um complexo que tem sua gênese no trabalho (transformação da natureza pelo homem), ato fundante do ser social, mediação entre o indivíduo e o gênero humano, nem, ainda, investigado a partir do Materialismo Histórico Dialético. Tal achado sinaliza uma lacuna no campo das investigações sobre o trabalho docente na licenciatura em questão e a possibilidade de nossa pesquisa contribuir para ampliar o debate no campo acadêmico-científico no tocante ao trabalho dos professores formadores nas licenciaturas e, no caso específico da tese em andamento, da formação de professores de Ciências e Biologia para a Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Márcia Melo de Castro Martins, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Licenciada em Ciências Biológicas. Mestre e Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Profa. Assistente da Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/ Setor de Prática de Ensino. Membro do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica.

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Licenciada em Pedagogia. Mestre, Doutora e Pós-doutora em Educação. Profa. Associado - Oda Universidade Estadual do Ceará, vinculada ao Curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica.

Elisangela André da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Brasil

Licenciada em Letras e em Pedagogia. Mestre, Doutora e Pós-doutora em Educação. Profa. Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Vinculada ao Instituto de Ciências Exatas e da Natureza. Membro do Grupo de Pesquisa ELOSS – Educação e Cooperação Sul-Sul.

Downloads

Publicado

2019-05-10

Como Citar

MELO DE CASTRO MARTINS, M. M.; DIAS CAVALCANTE, M. M.; DA SILVA COSTA, E. A. TRABALHO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTADO DA QUESTÃO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 32, p. 441-463, 2019. DOI: 10.22481/praxis.v15i32.5063. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5063. Acesso em: 19 abr. 2024.