UNIVERSIDADE PÚBLICA: MAPEAMENTO DAS POLÍTICAS DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5298

Palavras-chave:

Universidade pública, Política universitária, Desenvolvimento

Resumo

No sentido de compreender o lugar da universidade no progresso das nações, nos orientamos pela seguinte questão de pesquisa: qual o discurso institucional predominante da universidade pública quando se refere às suas políticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação, tendo como ponto de referência o Plano de Desenvolvimento Institucional? O estudo tem como objetivos: compreender o conceito de universidade no percurso de sua história enquanto instituição; identificar os desafios da universidade frente as dimensões do desenvolvimento promovido a partir do conhecimento produzido no contexto desta instituição; analisar as declarações dos Planos de Desenvolvimento Institucional de Universidades Federais no que diz respeito à política universitária de ensino, pesquisa, extensão e inovação; identificar, a partir do que está nos Planos de Desenvolvimento Institucional, as propostas de desenvolvimento, levando em consideração as dimensões cultural, social, ambiental e econômica. A metodologia foi qualitativa, considerando a análise documental como técnica de coleta de dados e a análise de conteúdo para dar tratamento aos dados. Foram analisados Planos de Desenvolvimento Institucional de 27 Universidades Federais. A categoria fundante da análise foi: desafios da
universidade frente às dimensões do desenvolvimento a partir das políticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação. Os dados nos indicam que a universidade se apresenta fortemente comprometida com a produção e socialização do conhecimento científico e tecnológico como primazia, de modo que os próprios documentos inserem na política de inovação, de forma muito contundente, a relação com novos mercados.

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Biografia do Autor

Raimunda Maria da Cunha Ribeiro, Universidade Estadual do Piauí – Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Realizou Estágio Pós-doutoral na (UNOESC). Professora da Universidade Estadual do Piauí (UNESPI), Teresina-PI, lotada no campus de Corrente-PI, no curso de Pedagogia. Coordenadora o GREPE – Grupo de Estudos e Pesquisas Educacionais. Coordenadora da Rede Mapa no estado do Piauí.

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Publicado

2019-07-01

Como Citar

RIBEIRO, R. M. da C. UNIVERSIDADE PÚBLICA: MAPEAMENTO DAS POLÍTICAS DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 421-443, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5298. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5298. Acesso em: 16 abr. 2024.