A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO OESTE DO PARÁ: O ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES DO PPGE-UFOPA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6386

Palavras-chave:

Educação integral, Estado do conhecimento, Concepções

Resumo

Este artigo apresenta um estudo desenvolvido a partir das dissertações defendidas na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, no período de 2016 a 2018, no âmbito do Programa de Cooperação Acadêmica (PROCAD). É uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, que por meio das reflexões de Lima e Almada (2013); Cavaliere (2010) e Coelho (2009), fez um contraponto entre as disposições do Programa Mais Educação (PME), do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) e as concepções apresentadas nas dissertações. Teve como objetivo apresentar as proposições obtidas a partir dos dados estudados nas dissertações. A análise dos textos mostra que, embora haja discussão relacionada à educação integral, ainda existem concepções que não estão de acordo com suas premissas. O estudo dos autores enfatiza que, embora se tenha obtido avanços, no desenvolvimento intelectual dos alunos, há necessidade de ajustes, sobretudo, no que se refere à concepção do que seja educação integral. O estudo evidenciou também, a importância de se considerar o contexto no qual estão inseridos e que, a região Oeste do Pará contém especificidades como as dificuldades de deslocamento e precariedade na estrutura física das escolas. Tendo em vista esses aspectos, as pesquisas descritas evidenciaram a importância da ampliação do debate sobre educação integral, uma vez que, os envolvidos não têm clareza de suas concepções.

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Biografia do Autor

Nirlanda Figueiredo da Silva, Universidade Federal do Oeste do Pará – Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”.

Maria Lília Imbiriba Sousa Colares, Universidade Federal do Oeste do Pará – Brasil

Doutora e Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Programa de Pós-graduação da Universidade Federa do Oeste do Pará (UFOPA); Líder Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil”; Bolsista de Produtividade em Pesquisa/CNPq Nível 2.

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

DA SILVA, N. F.; COLARES, M. L. I. S. A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO OESTE DO PARÁ: O ESTADO DO CONHECIMENTO A PARTIR DAS DISSERTAÇÕES DO PPGE-UFOPA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 379-394, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.6386. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6386. Acesso em: 25 abr. 2024.