ESCOPO

RBBA: Diálogo entre as Ciências - Diálogo entre las Ciencias, é uma publicação científica eletrônica de periodicidade semestral que tem como escopo a difusão de trabalhos inéditos, nacionais e internacionais, em formato de artigos, ensaios, resenhas, entrevistas, traduções e documentos resultantes de pesquisas, discussões analíticas sobre o diálogo entre as ciências exatas, da natureza e humano-sociais, disciplinares e interdisciplinares quanto à sua metodologia, teorização e referências bibliográficas. Objetiva: (i) fomentar o intercâmbio entre Programas de Pós-Graduação Brasileiros e Argentinos; (ii) possibilitar o diálogo entre as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar; e, (iii) favorecer a discussão sobre a tarefa intelectual de superar o conhecimento isolado e incentivar redes intelectuais (de indivuos e instituições) dispostos a desenvolver ou consolidar o conhecimento entre as ciências humanas, exatas e da natureza, a partir de perspectivas abertas, livres e coordenadas transcendendo os limites disciplinares, formais e especializados, bem como seus espaços (nacionais e internacionais), possibilitando o encontro, a coordenação, a autonomia do pensamento científico capaz de produzir questionamento sobre a sociedade, as suas formas dominantes de produção da ciência e de seus usos. 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO POR PARES

  • A publicação será exclusivamente on line.
  • Os trabalhos recebidos serão analisados por dois pareceristas, conforme a política de avaliação cega por pares prevista no SEER, em lista composta por avaliadores externos. Caso haja incompatibilidades entre os pareceres, eles serão encaminhados a um terceiro parecerista ad hoc.
  • Os trabalhos aceitos serão publicados no número da revista para o qual foram enviados, de forma que passarão por todo o processo que o tempo transcorrido entre a submisssão/recepção dos trabalhos e a sua publicação não excederá a periodicidade da Revista.

ESTATÍSTICAS DE DOWNLOAD

RBBA utiliza o Google Analytics para indicar a estatística de downloads de cada artigo publicado.

DOI - Desde 2017 a Revista tem seu identificador DOI e passou a atribuir DOI a cada artigo publicado.

A RBBA não cobra custos de processamento e envio de artigos (article processing charges (APCs)/article submission charges).

POLÍTICA DE LIVRE ACESSO

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

POLÍTICA DE DETECÇÃO DE PLÁGIO

A revista utiliza software para a detecção de plágios (https://www.plagius.com/br) nos manuscritos submetidos à avaliação.

AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHOS

Os textos deverão ser escritos em português ou espanhol, nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), seguindo sempre os princípios contidos nas normas editoriais para publicação, no template da revista, devidamente identificado com o(s) respectivo(s) ORCID do(s) autor(es).

Para publicar nesta revista, os autores deverão apresentar a autorização de publicação, bem como a declaração de originalidade do manuscrito:

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. O conteúdo do manuscrito enviado para publicação deve ser original.
  2. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
  4. Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais, temáticos ou em página pessoal da web, desde que se respeite o momento da publicação (pós-print) da Revista).

PRESERVAÇÃO DOS ARQUIVOS

A RBBA assinou o LOCKSS para presevação dos arquivos na Rede Cariniana. 

A RBBA: Diálogo entre às ciências é um espaço para o diálogo  entre as diversas disciplinas que compõem o currículo escolar; e a  discussão sobre a tarefa intelectual de superar o conhecimento isolado e incentivar redes intelectuais que compreendam  pessoas  e instituições dispostas a desenvolver ou consolidar o conhecimento interdisciplinar entre as ciências humanas, exatas e da natureza, a partir de perspectivas abertas, livres e coordenadas em favor do conhecimento contemporâneo  que  transcenda os limites disciplinares, formais e especializados, bem como seus  espaços nacionais e internacionais, possibilitando o encontro, a coordenação, a autonomia do pensamento científico capaz de produzir o questionamento  sobre a sociedade, as suas formas dominantes de produção da ciência e de seus usos.