Tecendo a Memória do Trabalho Infantil em Casas de Farinha em Vitória da Conquista – BA (Tejiendo la Memoria del Trabajo Infantil en Casas de Harina en Vitoria de la Conquista – Ba)

Autores

  • Pollyana Andrade Sousa Viana
  • João Diógenes Ferreira dos Santos

Palavras-chave:

Trabalho, Trabalho Infantil, Memoria

Resumo

O presente artigo busca analisar como o trabalho infantil é concebido na memória dos trabalhadores adultos das Casas de Farinha do Bairro Campinhos, em Vitória da Conquista na Bahia. A categoria memória, na presente investigação, possibilita compreender a relação dialética estabelecida entre os significados manifestos hoje e aqueles que foram elaborados em momentos históricos do passado. As práticas metodológicas adotadas foram entrevistas semi estruturadas aliadas a observações, com a finalidade de trazer as concepções dos participantes da pesquisa. Os resultados revelaram que a memória dos entrevistados acerca da vivência como trabalhador desde a infância está impregnada por valores ideológicos que foram construídos no contexto histórico brasileiro, mas que ainda são difundidos na sociedade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAUJO, V. C de. A naturalização do trabalho infantil: O movimento de apropriação e legitimação da criança como força de trabalho. 2002. Tese (Doutorado em educação) –Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.

BOSI, E. Memória e sociedade:lembranças de velhos (3a ed.). São Paulo: Companhia das Letras,1994.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Ministério da Criança,1991.

_________. Ministério da Saúde. Trabalho infantil: diretrizes para atenção integral à saúde de criança e adolescentes economicamente ativos. Brasília, DF, 2007.

CAMPOS, H. R.; ALVERGA, A. R. Trabalho infantil e ideologia: contribuição ao estudo da criança indiscriminada na dignidade do trabalho.Estudos de Psicologia, v. 6, n.2, p. 227-233, 2001.

CHALHOUB, Sidney. Trabalho, lar e botequim: o cotidiano dos trabalhadores no Rio de Janeiro da belle époque. Campinas, São Paulo: Editora da Unicamp, 2001.

_________. Cidade febril: cortiços e epidemias na corte imperial. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

COLBARI, A. Ética do trabalho: a vida familiar na construção da identidade profissional. São Paulo: Letras & Letras, 1995.

CUSTÓDIO, A. V. A exploração do trabalho infantil doméstico no Brasil contemporâneo: limites e perspectivas para sua erradicação. Tese (Doutorado em Direito). Curso de Pós-Graduação em Direito, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2006.

FALEIROS, V. de P. Infância e processo político no Brasil. In I. Rizzini & F. Pilotti. A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, 1997.

FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL-FNPETI. A evolução do trabalho infantil no Brasil de 2000 a 2010. Brasília: junho. 2012.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

IBGE. Censo demográfico 2010-. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acesso em: jun. 2012.

KASSOUF, A. L. O que conhecemos sobre o trabalho infantil? Nova Economia, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p.1-28, 2007. Disponível em . Acesso em: 6 de set. 2012.

LIMA, C. G. C. O impacto do trabalho precoce na vida de crianças e adolescentes: aspectos da saúde física e mental, cultural e econômico. Trabalho precoce, saúde e desenvolvimento mental. RibeirãoPreto, SP, 2002. Disponível em:<http://www.mte.gov.br/trab_infantil/pub_541.pdf>. Acesso em 21 de jul. 2012.

MAGALHÃES, L. D. R. et all. Memória e transmissão das experiências como desafios para os estudiosos da educação. In: Revista HISTEDBR online, n. 36, Campinas-SP, dez. 2009. ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO. Agenda nacional de trabalho decente. Brasília, DF, 2007.

PILLOTTI, F.; RIZZINI, I. A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil .Rio de Janeiro: Universidade Santa Úrsula, 1997.

POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. In: Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

PRIORE, M. D. História da criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 3. ed., 1995.

RAMOS, F. P. História trágico–marítima das crianças nas embarcações portuguesas do século XVI. In: PRIORE, M. D. História das crianças no Brasil.3.ed. São Paulo: Contexto, 1995.

RIZZINI, I. Pequenos trabalhadores do Brasil. In: PRIORE, Mary. História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1995.

__________. O século perdido. Rio de Janeiro: Editora Universitária Santa Úrsula, 1997.

SANTOS. J, D. F. Trabalho infanto-juvenil e a violação do corpo. (Dissertação de mestrado em Sociologia), Universidade Federal da Paraíba, 1998.

_________. As diferentes concepções de infância e adolescência na trajetória histórica do Brasil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.28, p.224 238,dez. 2007.Disponívelem:<http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edições/28/art25_28.pdf>. Acesso em: jun. 2012.

SANTOS, M. A. C. Criança e Criminalidade no início do século. In: Priore, M. del. História das crianças no Brasil. 3 a ed. São Paulo: Contexto, 1995

SOUZA, S. J. Re-significando a psicologia do desenvolvimento: uma contribuição crítica à pesquisa da infância. In: KRAMER, Sonia (org.). Infância: fios e desafios da pesquisa.3.ed., São Paulo:Papirus, 1998.

TORRES, M.A. S. Trabalho infantil: trabalho e direitos. Maceió: EDUFAL, 2011.

Downloads

Publicado

2020-11-12

Como Citar

Sousa Viana, P. A., & Ferreira dos Santos, J. D. (2020). Tecendo a Memória do Trabalho Infantil em Casas de Farinha em Vitória da Conquista – BA (Tejiendo la Memoria del Trabajo Infantil en Casas de Harina en Vitoria de la Conquista – Ba). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 1(2), 107-123. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1343

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo