A Vertigem da Decadência e os Desafios do Futuro: Crises Econômicas, Regressão Histórica e Conflitos Sociais (El Vértigo de la Decadencia y Retos Futuros: Crisis Económicas, Regresión Histórica y Conflictos Sociales)

Autores

  • Valerio Arcary

Palavras-chave:

Capitalismo, Crise econômica, Movimento operário

Resumo

O ensaio traz uma análise acerca da conjuntura econômica e política do mundo contemporâneo, apontando os limites das alternativas apresentadas pelos Estados capitalistas para a superação da crise e as possibilidades de intervenção do movimento operário. O autor argumenta que a crise capitalista, aprofundada em 2008, não somente permanece aberta, mas suas consequências, a longo prazo, são imprevisíveis. O cenário atual aponta para alterações importantes no âmbito econômico, nada promissor, nos países centrais (EUA, União Europeia e Japão), com repercussão no nível de empobrecimento e de desigualdade social das suas populações, exigindo da classe trabalhadora posições mais radicais contra os ataques do capital às suas conquistas históricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

HOBSBAWM, Eric J. História do Marxismo VI: o Marxismo na época da Terceira Internacional – Da Internacional Comunista de 1919 às Frentes Populares. Trad. Carlos Nélson Coutinho [et. alli.]. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1985.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Arcary, V. (2020). A Vertigem da Decadência e os Desafios do Futuro: Crises Econômicas, Regressão Histórica e Conflitos Sociais (El Vértigo de la Decadencia y Retos Futuros: Crisis Económicas, Regresión Histórica y Conflictos Sociales). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 2(1), 115-130. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1362

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo