Questões teóricas e conceituais sobre o princípio educativo do trabalho e a relação com a pedagogia do movimento.

  • Fátima Moraes Garcia
  • Leila da Silva Sousa
  • Eduardo Lisboa Santos

Resumo

O artigo trata do princípio educativo do trabalho e a relação com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra/MST: categorias e conceitos na e da teoria pedagógica do MST. Este artigo tem por objetivo identificar a ocorrência ou não de mudança conceitual do princípio educativo do trabalho e se esta categoria tem centralidade na Pedagogia do Movimento. O estudo aborda os fundamentos que sustentam o materialismo histórico dialético, enfocando a relação do método com a apreensão do fenômeno e da sua essência; apresenta reflexões e questões acerca da gênese e desenvolvimento do princípio educativo do trabalho como categoria e resgata abordagens contidas na obra de Caldart (2004), a respeito do princípio educativo e traz reflexões sobre o conceito de movimento social.

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Como Citar
GARCIA, Fátima Moraes; SOUSA, Leila da Silva; SANTOS, Eduardo Lisboa. Questões teóricas e conceituais sobre o princípio educativo do trabalho e a relação com a pedagogia do movimento.. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 203-220, set. 2017. ISSN 2316-1205. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1413>. Acesso em: 16 out. 2019.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo