As contradições e as possibilidades de construção de uma educação para além do capital no contexto do MST

Autores

  • Maria Nalva de Araújo Bogo

Palavras-chave:

Educação no MST, Movimento dos Sem Terra, Movimentos Sociais

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar as contradições e as possibilidades de uma educação emancipatória no contexto da luta pela terra e discute o universo das práticas educativas desenvolvidas pelo MST na região do extremo sul da Bahia. Observa-se em que medida, no seio das contradições da sociedade capitalista, as práticas educativas, desenvolvidas pelo MST, demonstram possibilidades para a construção do projeto histórico socialista defendido pelo Movimento.  A teoria do conhecimento norteadora do trabalho é o materialismo histórico dialético. Nessa vertente, adotou-se como referências as categorias de realidade e possibilidade apontadas por Cheptulin (1982) bem como a função dialética da educação apontada por A. Gramsci, além da produção acadêmica acerca do MST e da Educação. A coleta dos dados se deu através da articulação da pesquisa documental, com a observação participante. Analisa-se quatro práticas educativas e os resultados indicam que as contradições existentes nas práticas educativas do MST situam - se na relação com a propriedade privada, na relação com o estado burguês e no próprio modo de vida dos sujeitos envolvidos.

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Referências

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Publicado

2020-11-14

Como Citar

de Araújo Bogo, M. N. (2020). As contradições e as possibilidades de construção de uma educação para além do capital no contexto do MST. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 3(2), 221-246. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1414

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo