Facebook, google drive e a matemática: uma rede interativa e reflexiva no ensino superior

Autores

  • Elisângela Soares Ribeiro
  • Claudinei de Camargo Sant’Ana
  • Irani Parolin Santana
  • Ana Gabriela Dias Pacheco

Palavras-chave:

Ensino da Matemática, Facebook, Formação Docente, Google Drive

Resumo

A pesquisa analisou as ações reflexivas de um grupo de estudantes da Graduação em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no segundo semestre de 2013, valendo das potencialidades do Facebook e do Google Drive para desenvolvimento de atividades de aprendizagem em Educação Matemática. A abordagem foi qualitativa e, como método, o Estudo de Caso. Observou-se que a utilização da Rede Social como recurso pedagógico potencializou a realização de aulas dinâmicas direcionadas à aprendizagem da Matemática, favorecendo, ainda, a integração da educação concretizada no contexto virtual, a interação entre os participantes, as discussões coletivas, o diálogo síncrono e assíncrono, a reflexão em grupo, objetivando levar os estudantes a se sentirem capazes de construir significados que favoreçam seu processo de formação acadêmica.

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Publicado

2020-11-14

Como Citar

Ribeiro, E. S., Sant’Ana, C. de C., Santana, I. P., & Dias Pacheco, A. G. (2020). Facebook, google drive e a matemática: uma rede interativa e reflexiva no ensino superior. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 4(2), 53-75. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1470

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo