O conceito de conservação de energia em livros didáticos: uma análise histórico-didática

Autores

  • Jornandes Jesús Correia
  • Liliana del Valle Ortigoza

Palavras-chave:

Livro de texto, Conceito, Aprendizagem significativa

Resumo

Este trabalho visa analisar a abordagem do Princípio de Conservação da Energia em livros de texto de nível médio e superior publicados entre 1910 e 2010. Foram analisadas as definições de Energia, suas conotações e confrontadas com a denotação, segundo as categorias: Sequência Didática; Rigor do Conjunto de Invariantes e Representação Simbólica; Uso de Ilustrações e de Gráficos; Associação ao Quotidiano; Emprego de Interrogantes de Compreensão; Uso de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC); e Abordagem Histórica. Os autores, um do Brasil e outro da Argentina, analisaram livros de relevância em cada país de origem, obedecendo à linha de atuação de acordo com a formação, cultura e linha de pesquisa, cuja formatação se deu por comunicação via rede. Depararam-se com mais variantes de análise que as estipuladas no projeto da pesquisa, uma vez que o autor é da área das Ciências Naturais, enquanto a autora é da área de Saúde. Observou-se que a maioria dos livros analisados prioriza a notação matemática, em detrimento de uma significativa relação entre as grandezas envolvidas numa Rede Conceitual para Energia, e que o conteúdo apresentado ainda carece de uma discussão tanto epistemológica, quanto histórica.

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Publicado

2020-11-14

Como Citar

Correia, J. J., & Ortigoza, L. del V. (2020). O conceito de conservação de energia em livros didáticos: uma análise histórico-didática. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 4(2), 91-103. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1472

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo