O ensino médio e seus processos de (des)articulação: uma breve revisita às suas abordagens

  • Lívia Diana Rocha Magalhães
  • João Carlos da Silva

Resumo

Este artigo discute as transformações deste nível de ensino a partir de uma perspectiva histórica no que se refere, especificamente, às concepções que embasaram sua organização. Pontua algumas ideias no sentido de contribuir com o debate sobre o Ensino Médio, em face dos desafios colocados na contemporaneidade. Historicamente, o papel do Ensino Médio sempre foi passível de dubiedades. A sua função propedêutica e de formação para o trabalho historicamente vêm sendo entendidas como ramos distintos. Indaga se a Medida Provisória (746/2016) se inspira em reformas autoritárias (Leis 5.692/71/7044/82) e mais particularmente na reforma de 1942, quando pressupõe os cursos clássicos, científicos e profissionalizantes.

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Como Citar
MAGALHÃES, Lívia Diana Rocha; DA SILVA, João Carlos. O ensino médio e seus processos de (des)articulação: uma breve revisita às suas abordagens. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S.l.], v. 5, n. 1 e 2, p. 71-86, out. 2017. ISSN 2316-1205. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1488>. Acesso em: 07 jul. 2020.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo