O ensino médio e seus processos de (des)articulação: uma breve revisita às suas abordagens

Autores

  • Lívia Diana Rocha Magalhães
  • João Carlos da Silva

Palavras-chave:

Ensino médio, Ensino profissionalizante, Reformas educacionais

Resumo

Este artigo discute as transformações deste nível de ensino a partir de uma perspectiva histórica no que se refere, especificamente, às concepções que embasaram sua organização. Pontua algumas ideias no sentido de contribuir com o debate sobre o Ensino Médio, em face dos desafios colocados na contemporaneidade. Historicamente, o papel do Ensino Médio sempre foi passível de dubiedades. A sua função propedêutica e de formação para o trabalho historicamente vêm sendo entendidas como ramos distintos. Indaga se a Medida Provisória (746/2016) se inspira em reformas autoritárias (Leis 5.692/71/7044/82) e mais particularmente na reforma de 1942, quando pressupõe os cursos clássicos, científicos e profissionalizantes.

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Publicado

2020-11-13

Como Citar

Magalhães, L. D. R., & da Silva, J. C. (2020). O ensino médio e seus processos de (des)articulação: uma breve revisita às suas abordagens. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 5(1 e 2), 71-86. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1488

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo