Memória social da educação técnica e profissional em agropecuária cubana

  • Estácio Moreira da Silva
  • Caridad Pérez García

Resumo

Esse artigo analisou a memória social construída acerca da Educação Técnica e Profissional em Agropecuária cubana. Revisou o processo de implementação dessa modalidade de educação no Instituto Politécnicos em Agropecuária Villeña-Revolución, no que se refere à oferta dos cursos técnicos em Cuba. Apoiamo-nos teoricamente nas concepções de memória de Halbwachs (2003 e 2004), as quais propõe que a memória tem sempre um caráter social. Apropriou da memória construída por professores, gestores, entre outros sujeitos que vivenciaram de forma direta ou indireta as transformações dessa modalidade educacional. Os resultados encontrados apontam que a Educação Técnica e Profissional tem como princípio a pedagogia martiana, de educação de formação integral e contínua para a vida.

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Como Citar
DA SILVA, Estácio Moreira; GARCÍA, Caridad Pérez. Memória social da educação técnica e profissional em agropecuária cubana. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S.l.], v. 5, n. 1 e 2, p. 101-119, out. 2017. ISSN 2316-1205. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1490>. Acesso em: 07 jul. 2020.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo