Educação básica integral na rede federal: análise do curso técnico em eletrotécnica

  • Marcelo Lima
  • Jaqueline Ferreira de Almeida

Resumo

Esse trabalho tem o objetivo de identificar as práticas integradoras no âmbito do Curso Técnico em Eletrotécnica do IFES Campus Vitória. Orientado pela perspectiva marxista, metodologicamente, a pesquisa se estrutura com base na análise documental do Projeto de Curso e análise qualitativa das reuniões do grupo focal. A integração do ensino médio com ensino técnico na matriz curricular do curso Técnico em Eletrotécnica apesar de representar um avanço ainda padece de certa fragmentação e justaposição das disciplinas e dos conteúdos. Além da questão que envolve os processos de formação da identidade docente, para que haja integração se faz necessária uma gestão que promova o encontro permanente dos espaços, dos tempos, dos saberes e dos profissionais envolvidos. Os docentes indicam muitas dificuldades na execução da integração curricular, mas também tomam importantes iniciativas buscando integrar tempos, conteúdos e espaços no movimento de realização do trabalho docente.

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Como Citar
LIMA, Marcelo; DE ALMEIDA, Jaqueline Ferreira. Educação básica integral na rede federal: análise do curso técnico em eletrotécnica. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S.l.], v. 5, n. 1 e 2, p. 167-186, out. 2017. ISSN 2316-1205. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1498>. Acesso em: 06 jul. 2020.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo