Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico

  • José Eduardo Rocha Silva
  • Maria Deusa Ferreira da Silva

Resumo

Este artigo discute o uso das ferramentas tecnológicas pertencentes ao professor e a escola e que são disponibilizados tanto para os professores quanto para os alunos do ensino médio, no âmbito dos laboratórios de informática da rede pública estadual de ensino. Como suporte ao entendimento deste cenário, traçamos um breve estudo sobre a transformação social e histórica da tecnologia, buscando entender a relação entre a necessidade do uso e a cultura do não uso das tecnologias disponibilizadas em outros espaços dentro e fora da escola. Dentro da abordagem qualitativa, este estudo configura-se, também, como uma pesquisa de campo. Os dados foram coletados mediante um questionário fechado, construído na versão impressa e web, contendo questões de múltiplas alternativas, organizada em sete categorias, aplicado e enviado a 50 professores da rede estadual de ensino do município de Vitória da Conquista, BA, dos quais 36 retornaram. Para este artigo, trazemos a análise de duas categorias: uso de equipamentos/meios tecnológicos próprios e uso de equipamentos tecnológicos da escola. Os resultados da pesquisa apontam que os professores estão utilizando de equipamentos/meios próprios como suporte para a suas aulas, entretanto, pouco interesse por parte destes em usar os espaços e equipamentos da escola, não sendo a predisposição dos poucos interessados suficiente para contemplar a demanda ociosa de alunos dispostos a utilizarem os equipamentos em tais espaços; a existência de um cenário escolar repleto de equipamentos velhos e novos em desuso, sendo desgastados pelo tempo em inatividade.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Como Citar
ROCHA SILVA, José Eduardo; DA SILVA, Maria Deusa Ferreira. Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 119-135, out. 2017. ISSN 2316-1205. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1515>. Acesso em: 06 dez. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1515.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo