Média aritmética em livros didáticos: uma análise a partir do enfoque ontosemiótico

  • Marcos Antonio Santos de Pinho
  • Teresa Fernandez Blanco

Resumo

Este artigo faz parte de nossa pesquisa de doutorado em andamento e tem por objetivo analisar o conceito de média aritmética apresentado em livros didáticos adotados no 3º Ano do Ensino Médio à luz do Enfoque Ontosemiótico da Cognição e Instrução Matemática (EOS). As ferramentas teóricas do EOS utilizadas são nomeadamente os elementos da configuração didática (situação-problema, linguagem, conceito-definição, proposições, procedimentos e argumentos). Dentro de uma abordagem de pesquisa qualitativa e tomando os elementos da configuração didática do EOS como categorias de análise, este estudo traz a análise de um dos livros didáticos adotados em escolas da rede pública e particular da cidade de Salvador, Bahia. Os resultados da pesquisa apontam que, embora o enfoque teórico dado ao conteúdo média aritmética cumpra o currículo oficial, este apresenta conflitos semióticos, sobretudo no tocante aos elementos da configuração didática denominados procedimentos e argumentos.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Como Citar
SANTOS DE PINHO, Marcos Antonio; BLANCO, Teresa Fernandez. Média aritmética em livros didáticos: uma análise a partir do enfoque ontosemiótico. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S.l.], v. 6, n. 1, p. 247-265, out. 2017. ISSN 2316-1205. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1523>. Acesso em: 15 dez. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1523.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo