ARTE E MEMÓRIA: DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA À FORMAÇÃO DOS SENTIDOS ESTÉTICOS

Autores

  • Isis Conrado Haun

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v6i2.3659

Palavras-chave:

Arte, Memória, Psicologia histórico-cultural

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar de que forma a memória, a imaginação e a criatividade se relacionam possibilitando o processo de criação artística tomando como referência a psicologia histórico-cultural. Inicialmente discutimos a memória enquanto função psíquica a partir dos postulados da Escola de Vigotski se manifestando também como um fenômeno histórico social. Analisamos como as experiências humanas e a memória servem de base para a imaginação e a criatividade no processo de criação artística. Por fim, discutimos a arte enquanto expressão da memória situada no contexto da prática social e a formação dos sentidos estéticos para o desenvolvimento pessoal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARROCO, S.M.S; SUPERTI, T. Vygotsky e o estudo da psicologia da arte: contribuições para o desenvolvimento humano. Psicologia & Sociedade, 26(1), 22-31, 2014.

DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-crítica da formação do indivíduo. 3ed. Campinas: Autores Associados, 2013.

FISCHER, E.A necessidade da arte. Rio de Janeiro: Zahar Editores,1973.

FREDERICO, C. A arte no mundo dos homens: o itinerário de Lukács. São Paulo: Expressão Popular, 2013.

KOSIK, K. A dialética do concreto, 2ª ed., São Paulo: Paz e Terra, 1976.

LEONTIEV, A. Funções da arte e Educação Estética.In: FRÓIS, J.P Educação Estética e Artística:abordagens transdisciplinares. Org. FRÓIS J. P. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2000.

LURIA, A. R. Cursode Psicologia Geral: Atenção e Memória. 2. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 3v, 1999.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar:Contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARX, K. Manuscritos econômicos e Filosóficos.São Paulo: Editora Martin Claret, 2006.

SACCOMANI, M. C. da S. A criatividade na arte e na educação escolar: uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luzde Georg Lukács e Lev Vigotski, 2014. 186 f. Dissertação de Mestrado em Educação Escolar –Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras: Araraquara.

VÁZQUEZ, A. S.As ideias estéticas de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, L. S.Imaginação e criatividade na infância. SãoPaulo: WMF Martins Fontes, 2014.

VIGOTSKI, L.S; Luria,A. R Estudos sobre a história do comportamento: símios, homem primitivo e criança. Porto Alegre: Artes médicas, 1996.

YATES, F. A. A arte da memória. Campinas, SP: Editora UNICAMP, 2007.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Haun, I. C. (2017). ARTE E MEMÓRIA: DA CRIAÇÃO ARTÍSTICA À FORMAÇÃO DOS SENTIDOS ESTÉTICOS. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 6(2), 14-35. https://doi.org/10.22481/rbba.v6i2.3659

Edição

Seção

Dossiê Temático