A EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU: LIBERDADE COMO PONTO FULCRAL

Autores

  • Vital Ataíde da Silva
  • Joelson Alves Onofre

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v6i2.3672

Palavras-chave:

Educação, Educação Natural, Liberdade

Resumo

A liberdade é ponto fulcral da educação em Rousseau. Esse tema descende de toda a sua obra. Se há um tema próprio de Rousseau é a liberdade, a qual identifica a natureza humana genuína, a ponto de ele afirmar que “negar a liberdade é negar a própria condição de homem”. Esse trabalho ressalta a importância da educação em Rousseau como instrumento de formação de um novo homem como instrumento necessário à formação de uma nova sociedade, a qual se constitui pela formação de um cidadão autônomo e livre. Assim sendo, a educação preconizada por Rousseau tem como base a liberdade, nos termos daquilo que o autor acima sinaliza como característico do processo educacional desejável em vista da formação do homem e da constituição de uma sociedade fundada no “pactum unionis”.

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Publicado

2017-12-20

Como Citar

Silva, V. A. da, & Onofre, J. A. (2017). A EDUCAÇÃO EM ROUSSEAU: LIBERDADE COMO PONTO FULCRAL. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 6(2), 216-230. https://doi.org/10.22481/rbba.v6i2.3672

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo