OS SABERES MATEMÁTICOS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UM PANORAMA DE PESQUISAS RECENTES

  • Alessandra Costa Freitas
  • Maria Elizabete Souza Couto

Resumo

O presente artigo objetiva analisar como os saberes matemáticos são trabalhados durante a formação inicial dos Pedagogos no contexto educacional das instituições escolares e universidades. Como abordagem metodológica utilizou-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir de uma seleção, inicialmente, com um total de 1348 trabalhos, apresentados em comunicações orais, pôsteres, mesas redondas e palestras de abertura e encerramento e painéis em dois eventos internacionais na área de Educação Matemática. Para a análise, consideramos a formação inicial e o conhecimento matemático. Por fim, os trabalhos indicam pistas que se referem aos saberes da formação no contexto amplo, mas também aos saberes da disciplina (nesse caso a Matemática) e os processos metodológicos, considerando a formação e aprendizagem do professor que vai lecionar nos anos iniciais.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Publicado
2018-12-18
Como Citar
FREITAS, Alessandra Costa; COUTO, Maria Elizabete Souza. OS SABERES MATEMÁTICOS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UM PANORAMA DE PESQUISAS RECENTES. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 216-239, dez. 2018. ISSN 2316-1205. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4648>. Acesso em: 20 jun. 2019.
Seção
Artigos de Fluxo Contínuo