A GESTÃO DO PLANEJAMENTO DE TAREFAS MATEMÁTICAS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v9i1.6917

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Gestão de Tarefas, Critérios de Idoneidade Didática

Resumo

Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa a qual teve como objetivo principal analisar o processo de gestão de tarefas matemáticas de um grupo de professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, antes e depois de um processo formativo. A investigação de abordagem qualitativa na modalidade da pesquisa-ação foi desenvolvida por meio de um grupo de formação, envolvendo a pesquisadora e professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública. Os dados foram produzidos através de encontros presenciais formativos, entrevistas semiestruturadas, sequências de tarefas planejadas pelas professoras e observação direta de aula. A gestão de tarefas é entendida nesse trabalho como um processo que envolve a gestão do planejamento, da implementação e da avaliação das tarefas matemáticas. Especificamente para este artigo, explicitamos a análise desenvolvida acerca do processo de gestão do planejamento. Os dados analisados apontam que, embora as professoras reconheçam a importância do planejamento, demonstram dificuldades ao planejarem devido à falta de domínio de conhecimentos didático–matemáticos, revelando que estudam pouco ou não estudam, e normalmente refutam os conteúdos que têm dificuldades.

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Biografia do Autor

Lindomar Santana Aranha Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Brasil

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) - Campus Guanambi. Professora do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Guanambi – Bahia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Museu Pedagógico: Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM/UESB).

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no Programa de Pós- Graduação em Educação Científica e Formação de Professores e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, ambos na UESB. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Museu Pedagógico: Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM/UESB). 

 



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Publicado

2020-07-01

Como Citar

Pereira, L. S. A., & Gusmão, T. C. R. S. (2020). A GESTÃO DO PLANEJAMENTO DE TAREFAS MATEMÁTICAS POR PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 9(1), 147-166. https://doi.org/10.22481/rbba.v9i1.6917