v. 7 n. 1 (2018): Relação classe, raça e etnia

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Organizadores deste número: José Miguel Larker (UNL/Argentina) e  José Valdir Jesus de Santana (UESB/Brasil).

Capa: Edmilson Santana 

"O ponteiro do relógio é uma flecha indígena... O disparo do flash está na mão... O alvo é a realidade que se vê e se revela..." Edmilson Santana 

Publicado: 2018-07-26

Páginas iniciais/sumário

Dossiê Temático

  • O POVO MONGOIÓ: DA LEMBRANÇA AO ESQUECIMENTO NAS REPRESENTAÇÕES DOS MORADORES DA CIDADE DE ITAPETINGA-BA

    Jussara Tânia Silva Moreira
    13-38
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4056
  • IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM QUILOMBO

    Sandra Nivia Soares de Oliveira
    39-60
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4062
  • AFRICANOS E AFRO-DESCENDENTES EM BUENOS AIRES POSREVOLUCIONARIO: REPRESENTAÇÕES NA IMPRENSA (1830 1833)

    María Agustina Barrachina
    61-96
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4063
  • SAUCEROS, CRIOLLOS Y COLONOS EN LAS LLANURAS SANTAFESINAS A MEDIADOS DEL SIGLO XIX

    Aldo Gastón Green Green
    97-120
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4080
  • PROCESOS DE INVISIBILIZACIÓN/VISIBILIZACIÓN DE LA PRESENCIA AFRO EN SANTA FE. ANÁLISIS HISTÓRICO A PARTIR DE LOS HALLAZGOS ARQUEOLÓGICOS EN EL PARAJE LOS ZAPALLOS

    José Miguel Larker, Ibis Ángeles Bondaz
    121-143
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4065
  • O VÍNCULO INTRAGRUPAL E A EMERGÊNCIA DAS FRONTEIRAS ÉTNICAS

    Juciara Perminio de Queiroz Souza, José Valdir Jesus de Santana, Marise de Santana
    144-179
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4067
  • ¿CÓMO SER NEGRO EN UN MUNDO SIN NEGROS? CATEGORÍAS RACIALES E IDENTIDADES POLÍTICAS ENTRE AFRODESCENDIENTES DE LA CIUDAD DE SANTA FE (ARGENTINA)

    Francisco Sosa
    180-198
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4068
  • “BLANCO ES UN CONCEPTO BASTANTE DESFASADO…”:CANDOMBE AFROURUGUAYO Y CUESTIONAMIENTOS A LA BLANQUITUD EN EL LITORAL ARGENTINO

    Julia Broguet
    199-222
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4069
  • EXPERIENCIAS ESCOLARES-COMUNITARIAS Y ETNICIDAD EN UNA COMUNIDAD MOCOVI DE ARGENTINA

    María Eugenia Martínez
    223-249
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4070
  • FAZER ESCOLA E ESTAR NA CULTURA: O CASO DOS TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, BAHIA

    José Valdir Jesus de Santana, Clarice Cohn
    250-277
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4071
  • IMAGEM, BRANQUEAMENTO E BRANQUITUDE NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

    Edmacy Quirina de Souza, Nilson Fernandes Dinis
    278-301
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4072
  • O PRINCÍPIO DA INTERCULTURALIDADE NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA:DIÁLOGOS COM PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL TUPINAMBÁ DE OLIVENÇA, ILHÉUS/BAHIA

    Marcinéia Vieira de Almeida Santos Tupinambá
    302-323
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4073
  • [E] QUANDO A UNIVERSIDADE É O CAMPO [?]:NOTAS DE PESQUISA SOBRE INGRESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES INDÍGENAS NA UNIVERSIDADE

    Ana Cláudia Gomes de Souza
    324-339
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4074
  • PESSOAS, SANTOS E FÉ: CELEBRANDO SÃO SEBASTIÃO NO JIRO DO REIS DO MULUNGU DE BONINAL

    Maria Eunice Rosa de Jesus
    340-364
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4075
  • POLÍTICA, RELIGIÓN Y RACIALIDAD EN SUDÁFRICA CONTEMPORÁNEA

    Eugenia Arduino
    365-391
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4076
  • ESTUDO SOBRE RELAÇÃO AFROINDÍGENA, ETNICIDADE E CONTRA(MESTIÇAGEM)

    Maria de Fátima de Andrade Ferreira
    392-418
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4077

Apresentação

Resenhas

  • UM OLHAR SOBRE A TRAJETÓRIA POLÍTICA DE LEONEL BRIZOLA

    Manoel Reinaldo Silva Rego
    451-456
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4079

Artigos de Fluxo Contínuo

  • ASSIMETRIAS DE GÊNERO NA CIÊNCIA BAIANA:UMA ABORDAGEM INSTITUCIONALISTA

    Roberto Paulo Machado Lopes
    419-450
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4078