IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM QUILOMBO

Autores

  • Sandra Nivia Soares de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4062

Palavras-chave:

Educação escolar quilombola, Identidade negra, quilombo

Resumo

Neste trabalho, toma-se o processo de construção da identidade do quilombo de Mangal e Barro Vermelho, situado no Oeste da Bahia-Brasil compreendendo que sua história e seus percursos na  construção da identidade podem contribuir com o processo formativo de professores no debate sobre a educação escolar quilombola e na efetivação de suas diretrizes, considerando quilombo como uma categoria dinâmica que se atualiza no tempo, ressaltando os diversos caminhos para a construção da identidade quilombola e a necessidade de atentar a essa questão nas discussões sobre a educação de quilombolas. Este trabalho toma como referência os dados de pesquisa de mestrado ancorada nos aportes teórico-metodológicos da história oral, a experiência da autora na formação de professores de comunidades quilombolas e na pesquisa “Cartografia escolar em Comunidades Tradicionais baianas” coordenada pela professora Izabel Dantas de Menezes e vinculada à Universidade do Estado da Bahia.

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Publicado

2018-07-26

Como Citar

de Oliveira, S. N. S. (2018). IDENTIDADE QUILOMBOLA E EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA:CONTRIBUIÇÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UM QUILOMBO. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 7(1), 39-60. https://doi.org/10.22481/rbba.v7i1.4062

Edição

Seção

Dossiê Temático