OS SABERES MATEMÁTICOS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UM PANORAMA DE PESQUISAS RECENTES

Autores

  • Alessandra Costa Freitas
  • Maria Elizabete Souza Couto

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores, Conceitos Matemáticos, Formação matemática.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar como os saberes matemáticos são trabalhados durante a formação inicial dos Pedagogos no contexto educacional das instituições escolares e universidades. Como abordagem metodológica utilizou-se os procedimentos do Mapeamento na Pesquisa Educacional. Os dados foram constituídos a partir de uma seleção, inicialmente, com um total de 1348 trabalhos, apresentados em comunicações orais, pôsteres, mesas redondas e palestras de abertura e encerramento e painéis em dois eventos internacionais na área de Educação Matemática. Para a análise, consideramos a formação inicial e o conhecimento matemático. Por fim, os trabalhos indicam pistas que se referem aos saberes da formação no contexto amplo, mas também aos saberes da disciplina (nesse caso a Matemática) e os processos metodológicos, considerando a formação e aprendizagem do professor que vai lecionar nos anos iniciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARRETO, Antonio Luiz de Oliveira; FARIAS, Gleiciane Ferreira; BELO, Priscila Alves de Paula. O conhecimento dos estudantes de graduação em pedagogia sobre as estruturas aditivas e a solução de problemas matemáticos. Anais ... IV Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (IV SIPEMAT), UESC, Ilhéus, BA. 2015.

BIEMBENGUT, Maria Salett. Mapeamento na Pesquisa Educacional. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna, 2008.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular–Brasília: MEC; 2017.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. –Brasília: MEC/SEF, 1997.

CARNEIRO, Reginaldo Fernando; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion; O afeto na formação do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Anais do VII Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática (VII CIBEM), Montevideo, Uruguai, 2013.

CHAVARRÍA, Rodrigo E. Panes; CARRILLO, Miguel C. Friz; SANHUEZA H, Susan. Concepciones de los estudiantes de pedagogía en educación matemática sobre el álgebra. Anais ...VII Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática (VII CIBEM), Montevideo, Uruguai, 2013.

CRUZ, Shirlei de Pereira da Silva; NETO, José Batista.A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Revista Brasileira de Educação. v. 17, n. 50, maio-ago, 2012.

GATTI, Bernadetti; BARRETO, Elba; ANDRÉ, Marli. Políticas docentes no Brasil. Um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GONTIJO, Cleyton Hércules. A formação inicial de professores dos anos iniciais do ensino fundamental e sua motivação em relação à matemática. Anais... VII Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática (VII CIBEM), Montevideo, Uruguai, 2013.

GUSMÃO, Tânia Cristina Rocha Silva; MOURA, Humberto Plácido Gusmão. Professores dos anos iniciais apresentam as mesmas dificuldades que seus alunos em relação à matemática. Anais ... VII Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática (VII CIBEM), Montevideo, Uruguai, 2013.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para mudança e a incerteza. Tradução Silvana Cobucci Leite. 9.ed, São Paulo: Cortez, 2011.

KILPATRICK, J. Ficando Estacas: Uma tentativa de demarcar a educação matemática como um campo profissional e científico. Zetetiké, Campinas, SP, v. 4, n. 5, 99-120 jan/jun. 1996.

MARTINS, Adriano de Morais. Estudos das pesquisas que tratam do conhecimento algébrico dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Anais... VII Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática (VII CIBEM), Montevideo, Uruguai, 2013.

NÓVOA, Antônio. (Org). Formação de professores e profissão docente. In: Os professores e a sua formação. Portugal: Dom Quixote, 1992.

NACARATO, Adair Mendes; MENGALI, Brenda Leme da Silva; PASSOS, Cármen Lúcia Brancaglion. A matemática nos anos Iniciais do ensino fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. 1ª. Reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

NOGUEIRA, Isabel Cláudia. A geometria e medida no espaço bidimensional: concepções de estudantes em formação inicial de professores. Anais... VII CIBEM -Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, Montevideo, Uruguai, 2013.

NOGUEIRA, Isabel Cláudia Concepções sobre matemática: a visão de estudantes recém-ingressados na licenciatura em educação básica. Anais...VII CIBEM - Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, Montevideo -Uruguai, 2013.

PONTE, João Pedro da (Org.). Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: Práticas profissionais dos professores de Matemática. Lisboa: Universidade de Lisboa - Instituto de Educação, 2013.

POZO, Juan Ignacio. Aprendizes e mestres. A nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

QUINTEROS, Miguel Angel; ALANIZ, Mariana. La situación didáctica como dispositivo formativo en la formación inicial del profesorado de educación primaria. Anais... VII CIBEM -Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, Montevideo, Uruguai, 2013.

SANTOS, Ernani Martins dos; GOMES, Cláudia Roberta de Araújo; SANTANA, Larissa Elfisia de Lima; SILVA, Ariedja Carvalho. Perfil dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais: um estudo de caso. Anais... IV Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (IV SIPEMAT), UESC, Ilhéus, BA. 2015.

SANTOS, Patrícia Corrêa; THIENGO, Edmar Thiengo. Reflexões acerca da formação matemática do professor das séries iniciais no curso de pedagogia. Anais...IV Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (IV SIPEMAT), UESC, Ilhéus, BA. 2015.

SANDER, Giovana Pereira; TORTORA, Evandro; PIROLA, Nelson Antônio. Um estudo sobre as atitudes em relação à matemática apresentadas por alunos de um curso de pedagogia e de licenciatura em matemática. Anais ... VII CIBEM - Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, Montevideo, Uruguai, 2013.

SILVA, Deyze Ilma; VIZOLLI, Idemar Oliveira. Um olhar sobre a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental no município de Colinas do Tocantins. Anais... VII CIBEM - Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, Montevideo, Uruguai, 2013.

SOUZA, Elian Santana de; SOUZA, Alex Almeida; FARIAS, Luiz Marcio Santos. Uma Análise Didática da Escolarização Matemática dos Pedagogos: do saber a ser ensinado ao saber ensinado. Anais... IV Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (IV SIPEMAT), UESC, Ilhéus, BA. 2015.

SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; MARQUES, Joselene; NEVES, Renata Toncovitch das; OLIVEIRA, Jéssika Naves de. Tendências metodológicas e sua importância na formação de professores da educação básica. Anais ... VII CIBEM -Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática, Montevideo, Uruguai,2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

VIEIRA, Klyvia Larissa de Andrade Silva. A produção Acadêmica sobre a Formação de Professores e o Ensino da Matemática nos anos iniciais. Anais... IV Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (IV SIPEMAT), UESC, Ilhéus, BA, 2015.

Arquivos adicionais

Publicado

2018-12-18

Como Citar

Freitas, A. C., & Couto, M. E. S. (2018). OS SABERES MATEMÁTICOS DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS: UM PANORAMA DE PESQUISAS RECENTES. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 7(2), 216-239. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/4648

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo