v. 6 n. 1 (2017)

					Visualizar v. 6 n. 1 (2017)

Comissão Editorial para este número da Revista: Humberto Plácido Gusmão de Moura (FAINOR); José Rubens Mascarenhas
de Almeida (UESB)

Capa: Adriana E. Ortolani (UNL). Foto: sacada por Natalia Vega; Montagem da capa: Cristiane Namiuti (UESB)

Publicado: 2017-10-02

Páginas iniciais/sumário

  • Iniciais-FichaCatalográfica/Sumário

    RBBA Diálogo entre às Ciências
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1507

Apresentação

  • Apresentação

    Os organizadores .
    5-9
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1508

Artigos de Fluxo Contínuo

  • O papel da técnica na produção do capitalismo: uma análise do desenvolvimento histórico da I Revolução Industrial

    Victor Andrade Silva Leal, Fátima Crislaine Batista Rocha, Jânio Roberto Diniz dos Santos
    11-33
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1509
  • Da expansão tecnológica do capital no campo à permanência e resistência camponesa pela via da educação

    Suzane Tosta Souza, Guilherme Matos de Oliveira, Joelma Miranda Coutinho de Souza
    35-54
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1510
  • Escola técnica, conhecimento integrado e politecnia

    Ione dos Santos Rocha, José Rubens Mascarenhas de Almeida
    55-72
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1511
  • O produtivismo acadêmico como expressão da precarização do trabalho docente

    Fábio Mansano de Mello, Ana Elizabeth Santos Alves
    73-86
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1512
  • A história local e o seu lugar na pesquisa em história da educação

    Elenice Silva Ferreira
    87-100
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1513
  • Hacia la institucionalización del compromiso social universitario: un estudio en universidades públicas de la provincia de Santa Fe

    Victoria Kandel, Claudia F. Drogo, Adriana E. Ortolani
    101-107
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1514
  • Uso e desuso da tecnologia: um diagnóstico

    José Eduardo Rocha Silva, Maria Deusa Ferreira da Silva
    119-135
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1515
  • Formação de professores e histórias em quadrinhos na Educação Matemática: possibilidades e desafios

    Adriana Santos Sousa, Claudinei de Camargo Sant’Ana
    137-152
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1516
  • La investigación educativa en ciencias experimentales: un complejo campo de acción interdisciplinaria

    Silvia Porro
    153-167
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1517
  • O moodle e suas potencialidades no ensino e aprendizagem de projetos científicos nas engenharias na FAINOR

    Kézia Barreto Santos, Kelly Cristine Barreto Alves Santos, Débora Valim Sinay Neves
    169-189
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1518
  • Escenarios tecnológicos para la enseñanza y los aprendizajes de anatomía e histologia

    Ana Patricia Fabro, Graciela Curi, Alicia Costamagna
    191-200
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1519
  • Definições de temperatura em fontes didáticas

    Jornandes Jesús Correia
    201-220
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1520
  • Práticas epistêmicas no ensino médio de química no tema estrutura da matéria

    José Vieira do Nascimento Júnior
    221-233
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1521
  • De uma sequência didática a construção de um jogo educacional digital: fazendinha matemática

    Gabriel Almeida Dias, Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Marlos Marques
    235-246
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1522
  • Média aritmética em livros didáticos: uma análise a partir do enfoque ontosemiótico

    Marcos Antonio Santos de Pinho, Teresa Fernandez Blanco
    247-265
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1523

Normas

  • Normas para publicação

    RBBA Diálogo entre às Ciências
    267-272
    DOI: https://doi.org/10.22481/rbba.v6i1.1524