Rosalindo de Souza: a Experiência de um Militante Comunista no Araguaia (Rosalindo de Souza: la Experiencia de un Militante Comunista en Araguaia)

Autores

  • José Alves Dias
  • Camilla Fernandes Araújo

Palavras-chave:

Memória, Guerrilha, Biografia

Resumo

O objetivo é resgatar a memória do guerrilheiro Rosalindo de Souza, desaparecido quando participava de um movimento armado organizado pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), ocorrido no Sul do Pará, entre 1972 e 1974, e que tinha como objetivo derrubar a ditadura militar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Maria Helena Moreira. Estado e oposiçao no Brasil (1964-1984). São Paulo: Edusc, 2005. AMADO, Janaína. FERREIRA, Marieta de Moraes. USOS e abusos da História Oral. Rio do Janeiro: Fundação Getúli o Varga s, 1996.

GORENDER, Jacob. Com bate nas trevas:a esquerda brasileira:das ilusões perdidas: luta armada. 3. d., São Paulo: Ática,1987.

NASCIMENTO, Durbens Martins. A guerrilha do Araguaia: Paulistas e Militares na Amazônia. Dissertação de Mestrado. Belém, UFP/Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, 2000.

MIRANDA, Nilmário. TIBÚRCIO, Carlos. Dos Filhos deste solo: mortos e desaparecidos políticos durante a ditadura militar: a responsabilidade do Estado. São Paulo: Boitempo, 1999.

PRADO JUNIOR, Caio. A revolução brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1966.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Dias, J. A., & Araújo, C. F. (2020). Rosalindo de Souza: a Experiência de um Militante Comunista no Araguaia (Rosalindo de Souza: la Experiencia de un Militante Comunista en Araguaia). Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 2(1), 149-159. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1364

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo