Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio

Autores

  • Zizelda Lima Fernandes
  • Dirce Djanira Pacheco e Zan

Palavras-chave:

Juventude, Ensino Médio, Sociabilidade, Cultura Juvenil

Resumo

Este artigo se desdobra de uma tese de doutoramento intitulada "Jovens estudantes da escola de ensino médio: modos de ser e de viver a escola". O objetivo foi compreender as relações que os jovens constroem com a escola, considerando: o território de residência e a condição de gênero; as relações estabelecidas com a família e o trabalho e, sobretudo, as sociabilidades por eles praticadas no contexto escolar nas redes interativas. Procurou-se desenvolver um estudo fundamentado nos preceitos de uma metodologia qualitativa. Para tal, utilizou-se de fontes documentais (pesquisa bibliográfica e declaratória, ata de resultados finais, projeto político-pedagógico) e de fontes não documentais (observações diretas no campo, que constaram de: diário de campo, conversas com professores e gestores, aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas). De modo geral, foi possível compreender que a escola de ensino médio se apresenta frágil no seu papel de socialização. O encontro dos jovens com a escola se dá, muitas vezes, de forma tensa e conflitiva. Os resultados da pesquisa reafirmam a necessidade de a escola de ensino médio se (re) construir com base em um projeto que valorize a experiência da sociabilidade juvenil na dimensão educativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Maria Zenaide; OLIVEIRA, Igor. Juventudes e território: o campo e a cidade. In: CORREA, Licínia Maria; ALVES, Maria Zenaide; MAIA, Carla Linhares (Org.). Cadernos temáticos: juventude brasileira e ensino médio. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2014. p. 1-34.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e de outras providências. 7. ed. DF: Senado Federal.

BRASIL. Presidência da República. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Presidência da República, 1996. Disponível em <http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 4 jun. 2014.

BRASIL. MEC. Lei n. 11.274/2006.BRASIL. Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de nov. 2009.

BRASIL. MEC. Inep. Censo Escolar da Educação Básica. Brasília, 2015. Disponível em: <http://www.qedu.org.br>. Acesso em: mar. 2015.

CAIERÃO, Iara Salete. Jovens e escola: trajetórias, sentidos e significados: um estudo em escolas públicas de ensino médio. 2008. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2008.

CAMACHO, Luiza. A invisibilidade da juventude na vida escolar. Perspectiva: Revista do Centro de Ciências da Educação, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 325-343, jul/dez. 2004.

CARNEIRO, Maria José. Juventude rural: projetos e valores. In: ABRAMO, Helena Wendel et. al. Retratos da Juventude brasileira: análises de uma pesquisa nacional. 1 ed. São Paulo: Instituto Cidadania, 2005.

CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; DAYRELL, Juarez Tarcísio. Juventude e escola: quem é este jovem aluno que chega ao ensino médio? In: DAYRELL, Juarez; CARRANO; Paulo; MAIA, Carla (Org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. 1. ed. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2014. v. 1. p. 101-133.

CASTRO, Elisa Guaraná. Juventude rural: entre ficar e sair. Entrevista. Observatório Jovem, UFF, 26 nov. 2006. Disponível em: <http://www.uff.br/observatoriojovem/materia/juventude-rural-entre-ficar-e-sair>. Acesso em: 20 dez. 2015.

CHARLOT, Bernard. A escola e o trabalho dos alunos. Revista de Ciências da Educação, n. 10, set./dez. 2009.

______. É preciso reinventar a escola. Entrevista concedida a Cristiane Marangon. Revista Pátio, n.18, set. 2013.

CORTI, Ana Paula de Oliveira. Juventude e diversidade no ensino médio. Salto para o Futuro, v. 1, p. 12-15, 2009.

______. Que ensino médio queremos? Uma experiência de diálogo com escolas públicas. In: FERREIRA, Cristina Araripe; PERES, Simone Ouvinhos; BRAGA, Cristiane Nogueira; CARDOSO, Maria Lúcia de Macedo (Org.). Juventude e iniciação científica: políticas públicas para o ensino médio. Rio de Janeiro: EPSJV/ UFRJ, 2010. p. 53-80.

COSTA, Mariane Brito da. Começar de novo: um estudo sobre percursos biográficos de jovens na EJA. 2011. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação). UFF, Niterói, Rio de Janeiro, 2011.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. A escola como espaço sociocultural. In: DAYRELL, Juarez (Org.). Múltiplosolhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 1999, p. 136-161.

______. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, Especial, p. 1105-1128, out. 2007.

______.Juventud, socializacion y escuela. Archivos de Ciencias de la Educación. La Plata, v. 4, p. 15-35, 2010a.

______. Juventude e socialização: reflexões em torno de experiências educativas nas trajetórias juvenis. In: FERREIRA, Cristina Araripe et al. (Org.). Juventude e iniciação científica: políticas públicas para o ensino médio. 1. ed. Rio de Janeiro: EPSJV, UFRJ, 2010b. p. 169-180.

______. Juventude, socialização e escola. In: DAYRELL, Juarez; NOGUEIRA, Maria Alice; RESENDE, Jose Manuel; VIEIRA, Maria Manuel (Orgs.). Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal. 1. ed. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2012. v. 1000. p. 298-322.

DAYRELL, Juarez Tarcísio; CARRANO, Paulo; CORREA, Licínia Maria; SALES, Shirlei Rezende; ALVES, Maria Zenaide; OLIVEIRA, Igor Thiago Moreira; NONATO, Symaira Poliana. O jovem como sujeito do ensino médio. 1. ed. Curitiba: UFPR, 2013. 69p.

DENZIN, Norman; LINCOLN, Yvonna. Introdução: a disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, Norman e LINCOLN, Yvonna (Org.). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DUBET, François. La escuela de las oportunidades ¿Qué es una escuela justa? Barcelona: Gedisa, 2005.

FANFANI, Emílio T. Culturas jovens e cultura escolar. In: Seminário escola jovem: um novo olhar sobre o ensino médio. Brasília: MEC, 2000.

FREITAS, Cristiane; LEÃO, Geraldo Magela Pereira. Ser jovem no campo: dilemas e perspectivas da condição juvenil camponesa. In: SILVA, Isabel de Oliveira; LEÃO, Geraldo Magela Pereira (Org.). Educação e seus atores: experiências, sentidos e identidades. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. v. 1. p. 141-160.

KRAWCZYK, Nora. Reflexão sobre alguns desafios do ensino médio no Brasil hoje. Cadernos de Pesquisa, v. 41, n. 144, p. 752-769, set/dez. 2011.

______. Uma roda de conversa sobre os desafios do ensino médio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares (Org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo, Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2014. p. 75-98.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n.19, p.20-28, 2002.

LEÃO, Geraldo Magela Pereira. Entre sonhos e projetos de jovens, a escola. In: DAYRELL, Juarez; MOREIRA, Maria Ignez Costa; STENGEL, Márcia (Org.). Juventudes Contemporâneas: um mosaico de possibilidades. Belo Horizonte: PUC Minas, 2011. p. 99-116.

LEÃO, Geraldo; CARMO, Helen Cristina do. Os jovens e a Escola. In: CORREA, Licínia Mª; ALVES, Mª Zenaide; MAIA, Carla Linhares (Org.). Cadernos temáticos: juventude brasileira e ensino médio. Belo. Horizonte: Ed. da UFMG, 2014. p. 11-44.

MELUCCI, Alberto. Juventude, tempo e movimentos sociais. Revista Brasileira de Educação (Estudos sobre Juventude e Educação), Anped, n. 5 e 6, p. 37-52, maio/dez. 1997.

NOGUEIRA, Paulo Henrique de Queiroz; VILLAS, Sara. Juventude, indisciplina e regras escolares. In: CORREA, Licínia Maria; ALVES, Maria Zenaide; MAIA, Carla Linhares (Org.). Cadernos temáticos: juventude brasileira e ensino médio. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2014. p. 11-53.

SETTON, Maria Graça Jacintho; MARTUCCELLI, Danilo. Família, escola e mídia: um campo com novas configurações. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 107-116, jan/jun. 2002.

______. A socialização como fato social total: notas introdutórias sobre a teoria do habitus. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 90, p. 385-410, 2009. SPOSITO, Marília Pontes. Os jovens no Brasil, desigualdades multiplicadas e novas demandas políticas. São Paulo: Ação Educativa, 2003. v. 1. 38p.

______. Interfaces entre a sociologia da educação e os estudos sobre juventude no Brasil. In: APPLE, Michel; STEPHEN, Ball; GANDIN, Armando (Org.). Sociologia da educação. Análise internacional. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2013. v. 1. p. 438-446.

______. Não há o que concluir, restam apenas novas possibilidades (Posfácio). In: DAYRELL, Juarez Tarcísio; CARRANO, Paulo Cesar Rodrigues; MAIA, Carla Linhares (Org.). Juventude e ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. 1. ed. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2014. v. 1. 339p.

Downloads

Publicado

2020-11-13

Como Citar

Fernandes, Z. L., & Pacheco e Zan, D. D. (2020). Socialização escolar: vivências juvenis no contexto da escola do ensino médio. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo Entre As Ciências, 5(1 e 2), 201-227. Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/rbba/article/view/1501

Edição

Seção

Artigos de Fluxo Contínuo