A vida nua na penitenciária feminina da capital: um passeio pela obra prisioneiras

Autores

  • Monique Alves de Oliveira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/rccd.v0i01.2711

Palavras-chave:

Prisioneiras. Etiquetamento. Homo Sacer.

Resumo

Em 2017 é publicado o livro Prisioneiras de autoria de Dráuzio Varella, a proposta da obra é ser um relato a respeito do universo prisional feminino observado pelo autor durante seu trabalho como médico voluntário na Penitenciária Feminina da Capital. O objetivo da presente pesquisa é passear pela obra de Varella com um olhar crítico do sistema carcerário brasileiro na perspectiva de problematizar a realidade. O método adotado para desenvolvê-lo foi a revisão bibliográfica. Foucault (1987) quando analisa a prisão percebe o espaço prisional como um lugar de negação do direito, Agamben (2010), por sua vez, afirma que o direito carcerário não está fora do ordenamento jurídico, e enquanto desdobramento do direito penal constitui uma expressão do poder soberano. Em Agamben é no campo de concentração que se observa a negação do direito, sobretudo, na identificação da figura do homo sacer, o indivíduo que por ter sido alijado de seu significado social é matável, mas não sacrificável, ou seja, não possui dignidade para ser ofertado em sacrifício sendo perdoável a ação de tirar-lhe a vida nua. Por fim, é possível identificar nos indivíduos submetidos ao cárcere no Brasil, sobretudo as mulheres, dada a intensidade do seu abandono quando inseridas no sistema penitenciário, características desse Homo Sacer. Restando evidenciado esse cenário pode-se falar em um espaço de negação do direito, não na visão Foucaultiana, mas na perspectiva de Agamben que vislumbra um estado de exceção.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Monique Alves de Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em História pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Discente do Curso de Bacharelado em Direito da UESB.

Downloads

Publicado

2017-12-23

Como Citar

de Oliveira, M. A. (2017). A vida nua na penitenciária feminina da capital: um passeio pela obra prisioneiras. Revista Científica Do Curso De Direito, (01), 84 - 98. https://doi.org/10.22481/rccd.v0i01.2711

Edição

Seção

Artigos