Integração do Google Drive e WhatsApp como ambiente de aprendizagem em uma disciplina no ensino superior

  • Zenildo Santos uesb
  • Claudinei de Carmargo Sant'ana uesb

Resumo

 


Este artigo apresenta uma pesquisa realizada com estudantes matriculados no quarto semestre do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Trata-se de uma abordagem qualitativa, que tem como objetivo analisar as potencialidades do Google Drive e o WhatsApp como ambiente virtual de aprendizagem. Para isso, utiliza o processo de interação síncrona e assíncrona dos estudantes levando em consideração as discussões e comentários dos textos no grupo do WhatsApp e das atividades postadas no Google Drive. Utiliza-se da Análise de Conteúdo para tratar os dados levantados. Os resultados apontam que tanto o uso do WhatsApp quanto o Google Drive favoreceram a interação, cooperação e colaboração dos discentes no processo de ensino-aprendizagem para além dos limites físicos da sala de aula.

Publicado
2019-03-29
Como Citar
SANTOS, Zenildo; SANT'ANA, Claudinei de Carmargo. Integração do Google Drive e WhatsApp como ambiente de aprendizagem em uma disciplina no ensino superior. Revista de Ciência da Computação, [S.l.], v. 1, n. 1, p. p. 1-10, mar. 2019. ISSN 2596-2701. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/4919>. Acesso em: 25 ago. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/recic.v1i1.4919.