Estudo da Viabilidade da utilização do Kinect como ferramenta para análise postural em profissionais da área de Tecnologia da Informação

Resumo

A atividade do profissional da área de informática exige longas horas seguidas em uma mesma posição (sentada), que geralmente é estabelecida de maneira inadequada, causando vícios de posturas. Existem recomendações e exercícios para evitar esses vícios e até mesmo a fisioterapia para tentar sanar os danos causados. O presente trabalho realiza um estudo dos problemas posturais que podem ser advindos com a má-postura, levando em consideração as particularidades e aplicabilidade de técnicas de tratamento junto à pacientes com problemas posturais, afim de realizar uma reflexão sobre as possibilidades de utilização do Kinect como ferramenta não só para diagnóstico, mas para detecção da má postura, em tempo real. Portanto, o sistema atuaria de forma a prevenir que um problema postural venha a ser adquirido, ao permanecer em uma posição incorreta.


 

Publicado
2020-05-13
Como Citar
SANTOS, NAIARA SILVA; GONCALVES, LUIZ MARCOS GARCIA; BESERRA, RAFAEL. Estudo da Viabilidade da utilização do Kinect como ferramenta para análise postural em profissionais da área de Tecnologia da Informação. Revista de Ciência da Computação, [S.l.], v. 2, n. 1, p. 28-34, maio 2020. ISSN 2596-2701. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/recic/article/view/6679>. Acesso em: 15 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/recic.v2i1.6679.