Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Tamanho do papel e margens: A4 (21,0x29,7 cm).
  • Fonte: Times New Roman, 12pt.
  • Margens: superior e esquerda: 3,0 cm e margens inferior e direita 2,0 cm.
  • Espaçamento: 1,5 cm entre as linhas, parágrafos com recuo de 1,25 cm, alinhamento justificado e sem
    tabulações.
  • Título: em letras maiúsculas, negrito e centralizado com, no máximo, 15 palavras, espaçamento
    simples, em dois idiomas: português e inglês, respectivamente, separados por 1,5.
  • Nome dos(as) autores(as): inicia-se na segunda linha, abaixo do título em inglês, por extenso, alinhado(s) à margem direita, somente as iniciais em letra maiúscula, remetendo à nota de rodapé.
  • Nota de rodapé:  espaçamento simples, com os dados dos(as) autores(as): formação acadêmica; maior
    titulação acadêmica; atividade principal, afiliação institucional, cidade, estado e país. Orcid. Endereço eletrônico. Modelo: Pedagogo(a), Doutor(a) em Educação, professor da Universidade tal, Cidade, Estado, País. Orcid: tal E-
    mail: tal. Graduando(a) em Pedagogia, Universidade tal, Cidade, Estado, País. Orcid: tal E-mail: tal.
  • Resumo:  abaixo do nome dos(as) autores(as), texto de, no mínimo, 150 palavras e, no máximo, 250, em um só parágrafo em duas versões obrigatórias, português e inglês, abordando objetivo, metodologia, resultados e conclusão, na terceira linha abaixo do(s) nome(s) dos autores(as).
  • Palavras-chave: logo após o resumo com, no mínimo, 3 palavras e, no máximo, 5, separadas por ponto.
    Observação: O resumo em inglês (abstract) e as palavras-chave (keywords) devem estar em itálico.
  • Apresentação geral do artigo: deve conter introdução, metodologia, resultados e discussão, conclusão (ou considerações finais) e referências. Observação: resultados e discussão podem vir no mesmo tópico ou separados, o texto também pode receber subdivisões, sendo todos os itens sem numeração.
  • Texto: O corpo do texto inicia-se na terceira linha abaixo das palavras-chave, em espaçamento 1,5, justificado, sem numeração de páginas.
  • Subtítulos: alinhados à margem esquerda, em negrito, sem numeração, somente com as iniciais em letras maiúsculas, com dois espaços de 1,5 depois do texto que os precede e um espaço de 1,5 antes do texto que os segue.
  • Notas de rodapé: destinadas somente aos dados dos(as) autores(as) e não ao corpo do texto.
  • Palavras estrangeiras: sempre em itálico.
  • Extensão dos manuscritos: os artigos devem ter, no mínimo, 12 páginas e, no máximo, 17 incluindo as referências; os relatos de experiência, no mínimo, 8, e, no máximo, 12 páginas, incluindo as referências; as entrevistas, no mínimo 5 e, no máximo, 8 páginas e as resenhas, no mínimo, 3 e, no máximo, 5 páginas.
  • Figuras, fotos, tabelas, quadros e gráficos: devem constar no corpo do texto, em local próximo ao trecho em que são mencionados e com indicações por extenso e serem numeradas em algarismos arábicos, sequenciais, inscritos na parte superior e precedida da palavra Tabela/Quadro/Figura, seguido de um título informativo, conciso e claro para indicar a natureza e abrangência do seu conteúdo, contendo as seguintes informações: o que, de quem, cidade, sigla do estado, ano da coleta de dados, seguido de ponto. Após informar o tamanho da
    amostra entre parênteses, precedidos da letra N. A fonte deve ser colocada abaixo a Tabela/Quadro/Figura para indicar a fonte dos dados e/ou informações da tabela, precedida da palavra Fonte.  A fonte deve ser informada no formato de citação, com a referência completa mencionada na lista de referências ou com as expressões Dados da pesquisa ou Elaborado pelos autores, Elaborado pelas autoras, caso sejam originais do manuscrito.
    Exemplo: Tabela 1 – Distribuição das crianças vítimas de abuso sexual, segundo idade, cor e escolaridade. Feira de Santana, Bahia, Brasil, 2019. (N=100)
  • Referências: ao final do texto, contendo exclusivamente as referências citadas no corpo do manuscrito, dispostas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor, alinhadas à margem esquerda do texto, em espaço simples e separadas entre si por um espaço simples, conforme as normas atuais da ABNT.
  • Citação no texto:  as citações de diversas obras de um mesmo autor, publicadas no mesmo ano, devem ser discriminadas por letras minúsculas após a data, sem espaçamento (PESIDE, 1927a; 1927b). Quando a obra tiver dois ou três autores, todos podem ser indicados, separados por ponto e vírgula (OLIVEIRA; MATEUS; SILVA, 2019), e quando houver mais de 3 autores, convém indicar todos.

Diretrizes para Autores

1. Somente serão aceitos os manuscritos advindos de pesquisa vinculados às ações extensionistas. 

2. Os manuscritos não podem apresentar dados coletados de mais de 5 anos e os relatos de experiência não mais que 3 anos.

3. Os manuscritos de pesquisa com seres humanos devem apresentar uma cópia do documento de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme a Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Artigos de autores estrangeiros devem seguir as normas éticas de seus países.

4. Os manuscritos devem ser redigidos na língua dos(as) autores(as), contudo os autores estrangeiros, no ato da inscrição, devem encaminhar também uma cópia do manuscrito em língua portuguesa.

5. Os manuscritos devem seguir as normas atuais da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT): a) artigo de periódico NBR 6022/03; b) resumo NBR 6028/03; c) referências NBR 6023/18; c) citações NBR 10520/02 e d) numeração progressiva NBR 6024/12.

6. Os conceitos e opiniões expressos nos manuscritos, bem como origem e exatidão das citações, são de responsabilidade dos(as) autores(as). A correção gramatical cabe aos autores, porém, é facultado aos editores fazerem tantas alterações quantas julgarem necessárias para adequar o texto ao padrão editorial
da Revista. 

7. Cada manuscrito poderá ter, no máximo, 6 (seis) autores(as). Todos(as) autores(as) devem fornecer os endereços eletrônicos válidos no momento da submissão de seu manuscrito.

8. Cada autor(a) só terá direito a publicar um manuscrito por volume (ano).

9. O Comitê Editorial da Revista Extensão & Cidadania condena o plágio, em suas diversas formas, autoplágio, falsificação e fabricação de dados, não aceitando para avaliação manuscritos com essas más condutas. O processo de avaliação compreende que todos os(as) autores(as) são responsáveis pelo
conteúdo de seus respectivos manuscritos. 

10. Sessões da Revista: a) Editorial; b) Artigos científicos; c) Relato de Experiência; d) Resenhas; e) Entrevistas f) Outros Materiais. Ademais, a Equipe Editorial poderá propor Edições Temáticas com temas previamente anunciados.

11. Não há nenhuma taxa para submissão ou publicação dos manuscritos.

 

DECLARAÇÃO DE DIREITO AUTORAL
A aprovação do manuscrito implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista Extensão & Cidadania, que terá a exclusividade de publicá-lo em primeira mão. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores, no caso de republicação dos manuscritos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação na Revista Extensão & Cidadania. O manuscrito submetido à Revista deve vir acompanhado de carta assinada por todos(as)  autores(as), apresentando a intenção de submissão para publicação e assumindo a responsabilidade pelos aspectos éticos e a originalidade do trabalho, deve informar, se houver, as fontes de financiamento do trabalho. É importante ressaltar que o trabalho nunca foi apresentado na íntegra em nenhum outro meio de comunicação, nem está sendo avaliado por outro periódico. E, também, deve conter autorização para reformulação da linguagem, se necessário, para atender aos padrões da Revista.  

Modelo da Declaração de Direito Autoral

Declaro (Declaramos) aceitar submeter o manuscrito às normas de publicação da Revista Extensão & Cidadania, tendo a total responsabilidade pelo conteúdo e originalidade do trabalho; pelas citações e referências utilizadas no manuscrito, bem como sobre os aspectos éticos que envolvem os sujeitos do estudo. O texto não contém plágio, autoplágio ou publicação de resultados de pesquisa fraudulentos. Este manuscrito não foi nem será enviado a outro periódico, seja no formato impresso ou no eletrônico, enquanto sua publicação estiver sendo considerada por essa Revista. Atesto (Atestamos) não ter omitido quaisquer fontes de financiamento e autorizo (autorizamos) aos editores fazerem correções gramaticais que julgarem necessárias para adequar o texto ao padrão editorial da Revista.

Data/Assinatura de todos(as) autores(as)

POLÍTICA DE PRIVACIDADE
Os nomes e endereços informados nesta Revista são usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.