A UNIVERSIDADE E O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: ESTREITANDO RELAÇÕES POR MEIO DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS

Autores

  • Ana Cristina Santos Duarte
  • Marcos Lopes de Souza
  • Marina Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v1i1.2219

Palavras-chave:

Aprendizagem, Metodologias, Universidade, Comunidade

Resumo

Este artigo é resultado de um projeto de extensão desenvolvido e financiado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) desde 2005. O projeto integra as atividades do Laboratório de Ensino de Biologia (LEBio) e visa à aproximação da universidade com a comunidade escolar, por meio de atividades dinâmicas, não convencionais, que envolvem conteúdos curriculares de Ciências e Biologia, trabalhados ou não no ensino fundamental e no médio. Portanto, como princípios norteadores para a reflexão, compreensão e construção de conhecimentos relacionados à área. As atividades do projeto envolveram a seleção de temas atuais e emergentes de interesse do educando, para o desenvolvimento de mini-cursos e oficinas. Destes participaram os discentes da graduação em Ciências Biológicas, que tiveram a oportunidade para uma prática docente de forma não convencional, capaz de estimular o exercício profissional. O enfoque dos temas se deu não só no domínio cognitivo, mas também no domínio afetivo, com o objetivo de ampliar a capacidade, do aluno, de conhecer e relacionar-se consigo mesmo e com o outro. A metodologia utilizada é participativa e dinâmica, a fim de proporcionar a aprendizagem e a integração da área de Ciências e Biologia com outras áreas do conhecimento. O trabalho teve a parceria de escolas públicas e buscou resgatar o valor social da universidade na comunidade, para estreitar as relações entre a universidade e o ensino fundamental e o médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Santos Duarte, A. C., Lopes de Souza, M., & Nascimento, M. (2016). A UNIVERSIDADE E O ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: ESTREITANDO RELAÇÕES POR MEIO DE ABORDAGENS METODOLÓGICAS. Revista Extensão & Cidadania | ISSN 2319-0566, 1(1). https://doi.org/10.22481/recuesb.v1i1.2219