ABORDAGENS SIGNIFICATIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE PLANALTINO

Autores

  • Janyne Barbosa de Souza
  • Geovanna Soglia M. Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v1i1.2231

Palavras-chave:

Formação de Professores, Professor Reflexivo, Prática Pedagógica

Resumo

O presente trabalho relata um projeto de formação de educadores da educação infantil e ensino fundamental I, focado na valorização da pesquisa docente, na prática da alfabetização e letramento, bem como nos aspectos sociais, culturais e psicológicos que envolvem o ensino-aprendizagem. Abordaremos alguns aspectos relacionados às práticas de ensino e da própria educação, relataremos uma experiência de formação continuada de professores da rede Municipal de Ensino da cidade de Planaltino – Bahia. A metodologia baseia-se na pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados entrevistas e observação participante, buscando compreender os sentidos e os significados do trabalho docente dentro de uma escola. Nossas discussões sobre o papel da educação e da formação de professores fundamentam-se na realidade da Instituição escolar a qual pertence os educadores envolvidos e na realidade concreta das práticas e políticas envolvidas na organização do currículo no intuito de compartilhar o pensar e o fazer pedagógico como via de encaminhamento de uma postura crítica e reflexiva dessa prática. 

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Como Citar

Barbosa de Souza, J., & Soglia M. Magalhães, G. (2016). ABORDAGENS SIGNIFICATIVAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: UMA EXPERIÊNCIA DO MUNICÍPIO DE PLANALTINO. Revista Extensão & Cidadania | ISSN 2319-0566, 1(1). https://doi.org/10.22481/recuesb.v1i1.2231