PET NAS ESCOLAS: O CONHECIMENTO “PLURIVERSITÁRIO” PROMOVIDO PELO PET ECONOMIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

  • Olga Hianni Portugal Vieira
  • Faíque Ribeiro Lima

Resumo

Este trabalho objetiva apresentar a relação extramuros desenvolvida pelo PET Economia da
UESB com o trabalho intitulado “PET nas Escolas” como uma forma de auxiliar o aluno pré-
vestibulando com a escolha do curso de graduação. Com isso, espera-se contribuir para a
redução dos problemas sociais, acadêmicos e econômicos relacionados à retenção/evasão de
discentes no curso de Economia na UESB. O projeto consistiu em apresentar para estudantes do
ensino médio de uma rede estadual de educação em Vitória da Conquista, o Centro Territorial
de Educação Profissional- CETEP, as características do curso de Ciências Econômicas, de modo
geral, e a particularidades do curso na UESB. Foram retratados na sala de aula o objeto do
curso, o tempo de duração, o fluxograma e as áreas no mercado de trabalho do economista.
Adotou-se como material a utilização de slides para apresentação das informações e o método
para realizar tal apresentação foi a exposição oral por parte dos (das) bolsistas do Programa. Em
seguida, houve espaço para a fala dos estudantes do CETEP e um bate papo com os expositores
e o tutor do Programa. Ao finalizar o projeto, os (as) alunos (as) da instituição se mostraram
satisfeitos (as) pelo conhecimento adquirido e aqueles (as) que tinham o curso de Economia
dentro do seu leque de opções, relataram mais segurança para a escolha do curso.

Publicado
2018-04-11
Como Citar
VIEIRA, Olga Hianni Portugal; LIMA, Faíque Ribeiro. PET NAS ESCOLAS: O CONHECIMENTO “PLURIVERSITÁRIO” PROMOVIDO PELO PET ECONOMIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. Revista Extensão & Cidadania, [S.l.], v. 4, n. 8, abr. 2018. ISSN 2319-0566. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/3587>. Acesso em: 14 ago. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/recuesb.v4i8.3587.