UMA ANÁLISE DO VALOR DO USO DA PAISAGEM DA VILA DE IGATU E DO PROJETO BREJO VERRUGA IGATU-BA: MÉTODO DE VALORAÇÃO CUSTO DE VIAGEM

  • Delza Rodrigues de Carvalho

Resumo

Este trabalho está fundamentado nos pressupostos teóricos do método de avaliação ambiental, denominado “Custo de Viagem”, utilizado para valorar o ativo patrimonial da Vila de Igatu e do Projeto Brejo Verruga, ambos, localizados no município de Andaraí-Ba. A pesquisa in loco de avaliação monetária do uso direto para fins recreativos foi desenvolvida durante os meses de Outubro e Novembro/2016 (época de aulas e normalmente com chuvas), férias escolares e verão até Fevereiro de 2017. A pesquisa incluiu ainda um estudo do perfil do visitante, abordando seus gastos e hábitos durante a permanência em Andaraí e seu entorno. Nos resultados conclusivos, evidencia-se que o uso e a apropriação dos espaços pelos indivíduos, representados por turistas, empresários do turismo (donos de hotéis e agências de turismo), relacionados ao patrimônio ambiental e sociocultural da Vila de Igatu e do Projeto Brejo Verruga, têm uma lógica contrária à percepção e vivência, porém, favorável à materialização do espaço concebido. Ainda constatou-se que as políticas públicas de sítios de interesse ambiental abertos à visitação, não são compatíveis com o valor econômico atribuído a estes, tornando-se necessário estimar os preços sociais dos benefícios/custos, que reflitam adequadamente o sistema de preços dos recursos naturais.

Publicado
2018-04-11
Como Citar
CARVALHO, Delza Rodrigues de. UMA ANÁLISE DO VALOR DO USO DA PAISAGEM DA VILA DE IGATU E DO PROJETO BREJO VERRUGA IGATU-BA: MÉTODO DE VALORAÇÃO CUSTO DE VIAGEM. Revista Extensão & Cidadania, [S.l.], v. 4, n. 8, abr. 2018. ISSN 2319-0566. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/3591>. Acesso em: 17 ago. 2018. doi: https://doi.org/10.22481/recuesb.v4i8.3591.