A INDISSOCIABILIDADE DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NUMA ABORDAGEM EXTENSIONISTA

FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE

  • Arisa Araujo da Luz
  • Cristiane Barcellos Bocacio

Resumo

O presente artigo é referente ao Curso de Extensão Formação Docente Continuada “Práticas
Pedagógicas em Releitura de Cenas do Cotidiano da Escola em análise de Filmes” realizado na
UERGS, Unidade São Luiz Gonzaga, em 2013, que apresentou como objetivo possibilitar o
desvelamento da relação da teoria e prática nas ações didático-pedagógicas realizadas na escola,
pautadas nas reflexões de filmes previamente escolhidos, sendo oportunizados o debate e a troca de
experiências e expectativas do agir em sala de aula, a partir dos filmes apresentados, onde também foi
debatido o significado de trazer filmes para as aulas da educação básica e qual a sua real motivação.
Participaram desta extensão, discentes do Curso de Pedagogia e docentes dos anos iniciais do ensino
fundamental e educação infantil da rede pública de ensino municipal e estadual, no município de São
Luiz Gonzaga. Na realização deste curso, foi palpável o entrelaçamento do ensino, pesquisa e
extensão, onde reforçamos, que a oferta deste curso foi motivador para que outros cursos de extensão,
com viés na formação continuada de docentes e usando como recurso filmes previamente selecionados
e com impacto social, fossem realizados. Ao longo do artigo abordamos a extensão como
possibilidade de visibilidade à universidade, tendo como subitens a relevância da extensão sempre no
amalgamento ao ensino e pesquisa, na sequencia apresentamos o curso de extensão, referenciando as
atividades desenvolvidas e seu impacto com a turma de cursistas chegando a conclusão da importância
da extensão como porta de entrada na universidade, com formação continuada.

Publicado
2018-12-30
Como Citar
DA LUZ, Arisa Araujo; BOCACIO, Cristiane Barcellos. A INDISSOCIABILIDADE DO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NUMA ABORDAGEM EXTENSIONISTA. Revista Extensão e Cidadania, [S.l.], v. 5, n. 9,10, p. 1-14, dez. 2018. ISSN 2319-0566. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/4596>. Acesso em: 22 mar. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/recuesb.v5i9,10.4596.