O ESPAÇO PEDAGÓGICO DAS INTERAÇÕES CULTURAIS E HUMANÍSTICAS COMO UM ESPAÇO POTENCIALMENTE EXTENSIONISTA EM CURSOS DE LICENCIATURA

  • Marcos Aurelio Zanlorenzi
  • Neusa Maria Tauscheck

Resumo

Com este trabalho temos como principal objetivo apresentar o espaço pedagógico denominado
“Interações Culturais e Humanísticas” (ICH) – contido no Projeto Político Pedagógico (PPP) da
Universidade Federal do Paraná (UFPR Litoral) – como um potencial espaço extensionista em cursos de
licenciatura. Para tanto, nosso olhar estará voltado especificamente para o curso de Licenciatura em
Geografia da UFPR Litoral e os diálogos que este curso propõe estabelecer com as ICH. A escolha por
essa licenciatura se deve não apenas por ser o mais recente curso da UFPR Litoral, mas especialmente pela
diferencialidade do seu Projeto Pedagógico Curricular (PPC). Contudo, além de tratarmos do curso de
licenciatura em Geografia, também apresentaremos duas experiências que caracterizam as ICH como um
espaço potencialmente extensionista. As Interações Culturais e Humanísticas têm como objetivo
promover a interação vertical (educandos de turmas em fases diferentes dos cursos) e horizontal
(educandos de cursos diferentes no mesmo espaço). Trata-se de um espaço pedagógico que, alicerçado
nos princípios da Educação Popular, tem como ênfase a construção coletiva e autogestionária dos
processos, a fim de proporcionar percepções e trocas de saberes e experiências, o que o torna um espaço
de reflexão e ação. Sendo assim, esse espaço pedagógico se caracteriza como fundamental para os cursos
de formação de docentes, pois pode possibilitar formas de compreensão e vivências acerca da
espacialidade e do território, na medida em que se constitui como articulador de diálogos os cursos de
licenciatura e os modos de vida locais.

Publicado
2018-12-30
Como Citar
ZANLORENZI, Marcos Aurelio; TAUSCHECK, Neusa Maria. O ESPAÇO PEDAGÓGICO DAS INTERAÇÕES CULTURAIS E HUMANÍSTICAS COMO UM ESPAÇO POTENCIALMENTE EXTENSIONISTA EM CURSOS DE LICENCIATURA. Revista Extensão e Cidadania, [S.l.], v. 5, n. 9,10, p. 1-15, dez. 2018. ISSN 2319-0566. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/4600>. Acesso em: 22 mar. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/recuesb.v5i9,10.4600.