A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA UNIVERSIDADE: UM ENFOQUE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS

  • Valdemir José Máximo Omena da Silva
  • Silvana Neumann Martins
  • Samuel Martim de Conto
  • Eloni José Salvi

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a importância da Educação Financeira para os alunos universitários de uma Instituição de Ensino Superior (IES) localizada no Rio Grande do Sul. A fundamentação teórica é baseada em: Savoia (2007); Pereira (2009); Ewald (2011); Monteiro (2012); Bacen (2013); Hofman e Moro (2013) e Modernell (2014). Neste estudo, que possui uma abordagem qualitativa, os dados coletados foram adquiridos mediante a aplicação de questionário contendo cinco questões. Os alunos envolvidos são graduandos de uma Instituição de Ensino Superior localizada do Rio Grande do Sul. Esses estudantes são ligados ao Centro de Gestão Organizacional – CGO por meio da disciplina Finanças Pessoais. Os dados coletados permitiram construir três categorias de análise iniciais: a) a aquisição e difusão do conhecimento apreendido; b) a disciplina sobre Educação Financeira; e c) a integração entre professor e aluno no processo de ensino e de aprendizagem. Para análise dos dados, utilizou-se a técnica da análise de conteúdo. Os resultados apontam a importância da Educação Financeira na formação pessoal e profissional da pessoa. Apontaram também que seja disponibilizada o quanto antes na formação básica nas escolas para que o ser humano, em idade adulta, consiga planejar seus gastos com responsabilidade e equilíbrio.

Publicado
2019-12-21
Como Citar
SILVA, Valdemir José Máximo Omena da et al. A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA UNIVERSIDADE: UM ENFOQUE PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E PESSOAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Revista Extensão & Cidadania, [S.l.], v. 6, n. 11, p. 15, dez. 2019. ISSN 2319-0566. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/5870>. Acesso em: 04 jul. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/recuesb.v6i11.5870.