O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE PSICOLOGIA

Autores

  • Thalita Saramago de Souza
  • Claudia Emanuela Honorio Hahn
  • Jaqueline Batista de Oliveira Costa

DOI:

https://doi.org/10.22481/recuesb.v7i12.5916

Palavras-chave:

licenciatura, PIBID, psicologia

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID integra um conjunto de ações da Capes para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil. Acredita-se que o professor de Psicologia tem papel fundamental na formação moral, ética e política das novas gerações. Assim, o PIBID, enquanto proposta de trabalho com a Psicologia para melhoria da qualidade da educação básica, apresenta-se como uma alternativa viável a formação docente pretendida, e a melhoria da qualidade do ensino. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo geral conhecer o impacto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID sobre a formação inicial dos licenciandos em Psicologia, bem como identificar em que medida as experiências com o PIBID influenciam no interesse pelo futuro exercício da docência. Especificamente, pretende discutir o PIBID enquanto política pública de formação de professores; identificar quais razões levam os alunos de Psicologia a optarem por participar do PIBID e quantos querem, de fato, atuar na docência; discutir o impacto do PIBID sobre a formação inicial dos futuros professores de Psicologia e comparar o relato de alunos dos anos iniciais do curso de Psicologia com o de alunos do último ano do curso, sobre sua experiência no PIBID. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que lançará mão das seguintes estratégias de coleta de dados: Análise documental e Entrevista semiestruturada com 30 alunos do 5º ao 10º semestre matriculados no curso de Psicologia. A análise dos dados, obedecerá a proposta de análise do conteúdo proposta por Bardin (1977).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-12-22

Como Citar

Souza, T. S. de, Hahn, C. E. H., & Costa, J. B. de O. (2019). O PIBID E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE PSICOLOGIA. Revista Extensão & Cidadania, 7(12), 11. https://doi.org/10.22481/recuesb.v7i12.5916

Edição

Seção

Artigos e Relatos de Experiência