ALÉM DO NIVELAMENTO: PERCURSO DO PROGRAMA EXTENSIONISTA CURSOS COMPLEMENTARES NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA

  • Fernanda Almeida Ribeiro Zatti

Resumo

Este trabalho descreve a experiência extensionista do Programa Cursos Complementares na Universidade Estadual de Feira de Santana, desde a avaliação da demanda que lhe deu origem em 2014 até seu pleno funcionamento como programa de extensão devidamente regulamentado em 2017. Os Cursos Complementares se propõem a abordar conteúdos básicos em diversas áreas de conhecimento, proporcionando aos estudantes graduandos um melhor aproveitamento nos seus respectivos cursos de graduação, visto que alguns apresentam lacunas oriundas da educação básica. Buscam contribuir para a permanência imaterial e simbólica dos estudantes, relacionada às condições que excedem a dimensão material, e para a redução do índice de evasão. São oferecidas turmas nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática e Informática para toda a comunidade estudantil, com prioridade para os estudantes que tiveram acesso à universidade através do sistema de reservas de vagas e os residentes universitários. Para contextualização do trabalho, este artigo apresenta o Núcleo de Apoio Psicossocial e Pedagógico da UEFS, setor idealizador e responsável pela coordenação do programa, pertencente à Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, e fundamenta a discussão citando estudos sobre o perfil do estudante universitário, o processo de adaptação a essa nova realidade, a subjetividade relacionada ao processo formativo, entre outros temas relacionados.

Publicado
2020-07-27
Como Citar
ZATTI, Fernanda Almeida Ribeiro. ALÉM DO NIVELAMENTO: PERCURSO DO PROGRAMA EXTENSIONISTA CURSOS COMPLEMENTARES NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA. Revista Extensão & Cidadania, [S.l.], v. 8, n. 13, p. 317-330, jul. 2020. ISSN 2319-0566. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/6092>. Acesso em: 05 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.6092.