AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO E PROMOÇÃO DO APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA FILANTRÓPICA PARA IDOSOS – (ILPI)

  • Sarah de Souza Araújo
  • Priscila de Souza Araújo
  • Carlos Leonardo Moura de Moraes
  • Aline Janaina Giunco
  • Emília Alonso Balthazar

Resumo

 A maior parte das Instituições de Longa Permanência para Idosos do Brasil é de caráter filantrópico, e os alimentos são provenientes de doações de pessoa física e/ou jurídica. Com isso, o tipo de oferta alimentar disponível na instituição pode acarretar déficit nutricional por falta de uma alimentação adequada e com baixa qualidade nutricional. No entanto, as deficiências de nutrientes podem ser minimizadas com o aproveitamento dos alimentos. Este trabalho tem por objetivo avaliar a quantidade de folhas, cascas e  talos descartados no preparo das refeições de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos filantrópica e promover o aproveitamento integral dos alimentos a partir de cartilha elaborada com receitas. Trata-se de uma ação-intervenção realizada numa Instituição de Longa Permanência para Idosos filantrópica no município de Dourados/MS, em quatro etapas no período julho a dezembro de 2015 como uma ação do projeto de pesquisa e extensão Projeto de Melhoria para Qualidade de Vida para os Idosos. Observou-se que os funcionários da Unidade de Alimentação e Nutrição dessa instituição não aproveitam integralmente os alimentos, e antes do curso não tinham um conhecimento amplo sobre as opções de preparações e a importância de fazer uso do aproveitamento integral dos alimentos. Entretanto, após o curso, nota-se que houve interesse em reproduzir as receitas e o entendimento da importância do aproveitamento integral. Com isso, é relevante a capacitação para estimular o uso do aproveitamento integral no cotidiano da Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Publicado
2020-07-27
Como Citar
ARAÚJO, Sarah de Souza et al. AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO E PROMOÇÃO DO APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS EM INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA FILANTRÓPICA PARA IDOSOS – (ILPI). Revista Extensão & Cidadania, [S.l.], v. 8, n. 13, p. 69-84, jul. 2020. ISSN 2319-0566. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/7097>. Acesso em: 05 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7097.