FEIRA DE CIÊNCIAS: FORMANDO PARA A CIDADANIA

  • Fernanda Welter Adams
  • Scarlet Dandara Borges Alves
  • Dayane Graciele dos Santos
  • Simara Maria Tavares Nunes

Resumo

O principal objetivo da educação na atualidade é promover uma formação crítica/cidadã, sendo necessário para isso que ocorram modificações no processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, buscando a promoção dessa formação diferenciada, os subprojetos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência dos cursos de Química, Matemática, História, Geografia e Biologia da Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Federal de Catalão em implantação desenvolveram como atividade de extensão a 2ª Feira de Ciências da UFCat: “Ciência a Flor da Pele”, que contou com a participação 126 alunos e 15 professores, de 10 escolas públicas e privadas da cidade de Catalão e região. Este trabalho objetiva analisar como a participação de alunos da Educação Básica em uma Feira de Ciências de nível regional pode impactar no seu processo de ensino e aprendizagem. Para a coleta dos dados fez-se uso de questionários que foram respondidos pelos discentes da Educação Básica que participaram das atividades; os questionários apresentavam questões abertas e foram analisados mediante Análise Textual Discursiva. A partir da análise dos dados, percebeu-se ganhos significativos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos participantes, pois estes foram estimulados a elaborar seus próprios trabalhos de forma crítica, a trabalhar em grupo, a analisar/selecionar informações, a se comunicar em público, dentre outros. Conclui-se assim que a 2ª Feira de Ciências da UFCat proporcionou que os participantes desta atividade fossem atuantes e críticos no meio em que vivem, além da apropriação de conhecimentos acadêmicos, sociais e ambientais.

Publicado
2020-07-27
Como Citar
ADAMS, Fernanda Welter et al. FEIRA DE CIÊNCIAS: FORMANDO PARA A CIDADANIA. Revista Extensão & Cidadania, [S.l.], v. 8, n. 13, p. 85-104, jul. 2020. ISSN 2319-0566. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/7098>. Acesso em: 05 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7098.