PRODUÇÃO DE CURSO DE SAÚDE OCULAR NA ATENÇÃO BÁSICA EM PLATAFORMA DIGITAL POR DOCENTE E ACADÊMICOS DE MEDICINA DE LIGA DE OFTALMOLOGIA

  • Pedro Henrique Oliveira Ribeiro
  • Jhonatan Halley Franco Faria
  • Samuel de Pádua
  • Marcos de Abreu Nery
  • Flávia Beatriz de Andrade Oliveira Ribeiro

Resumo

A Liga Acadêmica de Oftalmologia, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) é uma entidade que visa à difusão do ensino, realização de pesquisas e atividades de extensão em Oftalmologia. Com o objetivo de difundir o conhecimento sobre Oftalmologia, desenvolveu um curso à distância sobre o tema “Saúde Ocular na Atenção Básica”, abordando tópicos básicos acerca da anatomia e fisiologia dos olhos e de patologias oculares prevalentes na população, que devem ser dominadas pelo médico generalista, promovendo Educação em Saúde na área, especialmente para profissionais de saúde que atuam na atenção básica e estudantes. O curso contém 15 aulas desenvolvidas e ministradas pela docente coordenadora da Liga, médica oftalmologista, com a participação dos membros da Liga, acadêmicos de Medicina do segundo e quarto períodos da UNIFAL-MG. Os vídeos foram produzidos e editados no Centro de Educação Aberta e a Distância da UNIFAL-MG, sendo posteriormente disponibilizados na Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e Plataforma Moodle e como disciplina optativa on line. No contexto da Educação em Saúde, baseada em plataformas digitais e novas tecnologias de informação, trata-se de uma iniciativa pioneira na área de Oftalmologia, pois envolveu tanto acadêmicos de Medicina quanto docente médica especialista na área, possibilitando, com uma linguagem simples e acessível, transmitir o conhecimento básico sobre tema altamente relevante.

Publicado
2020-07-27
Como Citar
RIBEIRO, Pedro Henrique Oliveira et al. PRODUÇÃO DE CURSO DE SAÚDE OCULAR NA ATENÇÃO BÁSICA EM PLATAFORMA DIGITAL POR DOCENTE E ACADÊMICOS DE MEDICINA DE LIGA DE OFTALMOLOGIA. Revista Extensão & Cidadania, [S.l.], v. 8, n. 13, p. 161-172, jul. 2020. ISSN 2319-0566. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/recuesb/article/view/7103>. Acesso em: 05 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/recuesb.v8i13.7103.